• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-22032024-120139
Document
Auteur
Nom complet
Eleonora Loner Coutinho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Rosa, Almir Antonio (Président)
Alvarenga, Lyara Luísa de Oliveira
Rosa, Guilherme Carvalho da
Titre en portugais
A construção narrativa na realidade virtual: uma análise de A Linha
Mots-clés en portugais
A Linha
Realidade Virtual
Roteiro Audiovisual
Resumé en portugais
Esta pesquisa busca compreender as especificidades da escrita de roteiros para realidade virtual, levando em consideração seus pontos de aproximação e afastamento com a escrita para o cinema tradicional e possíveis intersecções com outras linguagens ou dispositivos. Para isto, proponho inicialmente uma discussão sobre termos essenciais para a realidade virtual, como imersão, presença e interatividade, entre outros. Em seguida, utilizo de pesquisa bibliografica sobre realidade virtual, cinema e roteiro audiovisual cinematografico, gerando uma reflexão especialmente sobre tópicos como tempo, espaço, estrutura e ponto de vista. A discussão teórica fundamenta as bases para uma análise da construção narrativa no curta-metragem em realidade virtual A Linha (LAGANARO, 2019), importante marco na produção nacional. A partir dessa análise e em cruzamento com entrevista com a narrative designer da obra, busco tensionar o processo e a obra final tendo como eixo os elementos narrativos presentes na escrita do roteiro.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Screenwriting
The Line
Virtual reality
Resumé en anglais
This research aims to understand the specificities of screenwriting for virtual reality, taking into account its points of approximation and departure from writing for traditional cinema and possible intersections with other languages or devices. For this, I initially propose a discussion of essential terms for virtual reality, such as immersion, presence and interactivity, among others. Then, I use bibliographical research on virtual reality, cinema and cinematographic screenwriting, generating a reflection especially on topics such as time, space, structure and point of view. The theoretical discussion lays the foundations for an analysis of the narrative construction in the virtual reality short film A Linha (LAGANARO, 2019), an important milestone in Brazils national production. Based on this analysis and in conjunction with an interview with the narrative designer of the piece, I seek to stress the process and the final work, having as an axis the narrative elements present in the writing of the screenplay.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-03-22
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.