• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-22032024-120139
Documento
Autor
Nombre completo
Eleonora Loner Coutinho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Rosa, Almir Antonio (Presidente)
Alvarenga, Lyara Luísa de Oliveira
Rosa, Guilherme Carvalho da
Título en portugués
A construção narrativa na realidade virtual: uma análise de A Linha
Palabras clave en portugués
A Linha
Realidade Virtual
Roteiro Audiovisual
Resumen en portugués
Esta pesquisa busca compreender as especificidades da escrita de roteiros para realidade virtual, levando em consideração seus pontos de aproximação e afastamento com a escrita para o cinema tradicional e possíveis intersecções com outras linguagens ou dispositivos. Para isto, proponho inicialmente uma discussão sobre termos essenciais para a realidade virtual, como imersão, presença e interatividade, entre outros. Em seguida, utilizo de pesquisa bibliografica sobre realidade virtual, cinema e roteiro audiovisual cinematografico, gerando uma reflexão especialmente sobre tópicos como tempo, espaço, estrutura e ponto de vista. A discussão teórica fundamenta as bases para uma análise da construção narrativa no curta-metragem em realidade virtual A Linha (LAGANARO, 2019), importante marco na produção nacional. A partir dessa análise e em cruzamento com entrevista com a narrative designer da obra, busco tensionar o processo e a obra final tendo como eixo os elementos narrativos presentes na escrita do roteiro.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Screenwriting
The Line
Virtual reality
Resumen en inglés
This research aims to understand the specificities of screenwriting for virtual reality, taking into account its points of approximation and departure from writing for traditional cinema and possible intersections with other languages or devices. For this, I initially propose a discussion of essential terms for virtual reality, such as immersion, presence and interactivity, among others. Then, I use bibliographical research on virtual reality, cinema and cinematographic screenwriting, generating a reflection especially on topics such as time, space, structure and point of view. The theoretical discussion lays the foundations for an analysis of the narrative construction in the virtual reality short film A Linha (LAGANARO, 2019), an important milestone in Brazils national production. Based on this analysis and in conjunction with an interview with the narrative designer of the piece, I seek to stress the process and the final work, having as an axis the narrative elements present in the writing of the screenplay.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-03-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.