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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2015.tde-20062023-144155
Documento
Autor
Nome completo
Milena Szafir
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Hamburger, Esther Imperio (Presidente)
Beiguelman, Giselle
Costa, Carlos Roberto Zibel
Machado Neto, Arlindo Ribeiro
Mourão, Maria Dora Genis
Título em português
Retóricas audiovisuais 2.1 - Ensino e aprendizagem compartilhada: passado, presente, futuro ou por uma arqueologia-cartografia da montagem
Palavras-chave em português
-
Resumo em português
O termo Retoricas Audiovisuais foi pubicado pela segunda vez em 2004 como parte explicativa do dispositivo-obra "Performances Panopticadas - Surveillance Wireless Vj'ingf do mmnehcft. Visava explicar parte de um projetar como método de discurso dialogicc de auto-conscientização dos observadores, convidados a se tomarem espectadores; ie participadores (sem os quais inexistia qualquer co-criarão nas situações propostas). Assim, criamos um conceito que pode ser compreendido como um método de design, projetar[-se]: uma tecno-conceitualização que parte da montagem como gesto realizador de uma escrita política e estética destinada a autoconsciência critica do publico. Cada Retorica Audiovisual'' precisa ser desenhada especificamente a um dispositivo (e vice-versa). Gera-se então um discurso audiovisual intrinsicamente politizado que dialogue reflexivamente a partir da articulação e do encadeamento de fragmentos imagéticos, sonoros, textuais - podendo ser autorais e/ou alheios focando os questionamentos socioe-conômicos, culturais e/ ou ideológicos previamente projetados através dos [des]contextos. Ou seja, Retorica Audiovisual parte de uma complexa techne, no sentido original do termo grego. A versão, 2.1 (2011), e a metodologia pensada desde, na e/ou para a Internet. Da importância da escrita audiovisual como ato de empoderamento a um dialogo da transformação. A alfabetização do comunicar para transformar realidades na perspectiva de uma autoria subjetiva através da pratica de [re]combinação critica no universo online. A importância do processo mais do que o produto em si. Do Projeto- Montagem a Recepção-Interface. Portanto, a techne pensada no seu complexo sistema de poder e de potencialidades; i.e. por uma metodologia do filme-ensaio na cultura digital do video-remix. Do Androids Dream of Electric Sheep? #mood #organs
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
-
Resumo em inglês
-
 
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Data de Publicação
2023-06-20
 
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