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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2015.tde-20062023-144155
Documento
Autor
Nombre completo
Milena Szafir
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Hamburger, Esther Imperio (Presidente)
Beiguelman, Giselle
Costa, Carlos Roberto Zibel
Machado Neto, Arlindo Ribeiro
Mourão, Maria Dora Genis
Título en portugués
Retóricas audiovisuais 2.1 - Ensino e aprendizagem compartilhada: passado, presente, futuro ou por uma arqueologia-cartografia da montagem
Palabras clave en portugués
-
Resumen en portugués
O termo Retoricas Audiovisuais foi pubicado pela segunda vez em 2004 como parte explicativa do dispositivo-obra "Performances Panopticadas - Surveillance Wireless Vj'ingf do mmnehcft. Visava explicar parte de um projetar como método de discurso dialogicc de auto-conscientização dos observadores, convidados a se tomarem espectadores; ie participadores (sem os quais inexistia qualquer co-criarão nas situações propostas). Assim, criamos um conceito que pode ser compreendido como um método de design, projetar[-se]: uma tecno-conceitualização que parte da montagem como gesto realizador de uma escrita política e estética destinada a autoconsciência critica do publico. Cada Retorica Audiovisual'' precisa ser desenhada especificamente a um dispositivo (e vice-versa). Gera-se então um discurso audiovisual intrinsicamente politizado que dialogue reflexivamente a partir da articulação e do encadeamento de fragmentos imagéticos, sonoros, textuais - podendo ser autorais e/ou alheios focando os questionamentos socioe-conômicos, culturais e/ ou ideológicos previamente projetados através dos [des]contextos. Ou seja, Retorica Audiovisual parte de uma complexa techne, no sentido original do termo grego. A versão, 2.1 (2011), e a metodologia pensada desde, na e/ou para a Internet. Da importância da escrita audiovisual como ato de empoderamento a um dialogo da transformação. A alfabetização do comunicar para transformar realidades na perspectiva de uma autoria subjetiva através da pratica de [re]combinação critica no universo online. A importância do processo mais do que o produto em si. Do Projeto- Montagem a Recepção-Interface. Portanto, a techne pensada no seu complexo sistema de poder e de potencialidades; i.e. por uma metodologia do filme-ensaio na cultura digital do video-remix. Do Androids Dream of Electric Sheep? #mood #organs
Título en inglés
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Palabras clave en inglés
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Resumen en inglés
-
 
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Fecha de Publicación
2023-06-20
 
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