• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-19092022-161941
Document
Auteur
Nom complet
Julia Mi Na Wu
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Sousa, Mauro Wilton de (Président)
Greiner, Christine
Mathias, José Ronaldo Alonso
Titre en portugais
Estado em criação: o nipo-brasileiro no audiovisual
Mots-clés en portugais
audiovisual
fabulação
invisibilidade
nipo-brasileiro
representatividade
Resumé en portugais
O presente corpo-texto busca refletir sobre as razões da invisibilidade de artistas nipobrasileiros em obras audiovisuais nacionais diante do olhar institucionalizado, tendo como uma possível hipótese a disseminação de discursos que exotizaram e, ainda, exotizam, estes corpos e que os associam à figura do perpétuo estrangeiro no âmago de um tecido social conhecido por ser plural. Através de três obras principais e muito distintas entre si, o trabalho discorre sobre alguns aspectos ambíguos que atravessam este corpo dentro da ordem social brasileira. A telenovela Sol Nascente (2016) será analisada a partir dos acontecimentos midiáticos que surgiram após o apagamento étnico de dois corpos amarelos que poderiam ser protagonistas. O filme Gaijin, Os Caminhos da Liberdade (1980), filme clássico que teve uma recepção ampla para além dos circuitos de festivais será abordado a partir dos temas de representatividade e identidade, além de ser retomado no contexto da fabulação. Por fim, no último capítulo, o documentário Bem-vindos de Novo (2021) será discutido no contexto das estratégias de fabulação. O trabalho também problematiza o que seria a representatividade do nipo-brasileiro no audiovisual quando vinculado a alguma espécie de reivindicação identitária. A fim de não cair em armadilhas e acompanhado pelas teorias/práticas de autores que desestabilizam a dicotomia eu e outro, muito mais do que se reter às imagens e textos que exotizam o corpo do nipo-brasileiro ou a uma luta identitária, importa ao trabalho imaginar as inúmeras possibilidades de criação do nipo-brasileiro no audiovisual e vice-versa.
Titre en anglais
State in creation: the Japanese-Brazilian in the audiovisual
Mots-clés en anglais
audiovisual
fabulation
invisibility
Japanese-Brazilian
representativeness
Resumé en anglais
The present body text seeks to reflect on the reasons for the invisibility of Japanese- Brazilian artists in national audiovisual works before the institutionalized gaze, having as a possible hypothesis the dissemination of discourses that exoticized and still exoticize these bodies and which associate them with the figure of the perpetual foreigner at the heart of a society known to be plural. Through three main and very different works, the present text discusses some ambiguous aspects that cross through this body within the Brazilian social order. The soap opera Sol Nascente (2016) will be analyzed from the media events that emerged after the ethnic erasure of two yellow bodies that could be protagonists. The film Gaijin, Os Caminhos da Liberdade (1980), a classic film that had a wide reception beyond the festival circuits, will be approached from the perspective of representativeness and identity, in addition to being retaken in the context of fabulation. Finally, in the last chapter, the documentary Bem-vindos de Novo (2021) will be discussed in the context of fabulation strategies. The work also problematizes what would be the representativeness of the Japanese- Brazilian in the audiovisual when in relations to some sort of identity claim. To avoid falling into traps and accompanied by the theories/practices of authors who destabilized the I and Other dichotomy, much more than sticking to the images and texts that exoticize the body of the Japanese-Brazilian or to an identity struggle, it is important to the work to imagine the countless possibilities of creation from the Japanese-Brazilian in the audiovisual and vice versa.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-09-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.