• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-19032024-132810
Documento
Autor
Nombre completo
Carolina Soares Pires
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Hamburger, Esther Imperio (Presidente)
Martins, Pablo Gonçalo Pires de Campos
Moreira, Roberto Franco
Rewald, Rubens Arnaldo
Xavier, Ismail Norberto
Título en portugués
Dom Casmurro e a câmera: Desafios da adaptação do narrador autoconsciente e não-confiável
Palabras clave en portugués
Adaptação
Cinema
Machado de Assis
Narratologia
Televisão
Resumen en portugués
Narradores autoconscientes e não-confiáveis têm estado no centro de debates no campo da narratologia literária há décadas; mais recentemente, o debate estendeu-se também para os meios audiovisuais. Esta pesquisa propõe o estudo comparativo de adaptações para cinema e televisão da obra literária Dom Casmurro (1899) sob o enfoque da teoria da adaptação e por meio da análise narratológica, concentrando-se especificamente nas questões da narração autoconsciente e não-confiável. A tese baseia-se na análise de duas adaptações do romance: Capitu (1968) e Capitu (2008), respectivamente para cinema e televisão. Articulam-se análises dessas adaptações para traçar um quadro tendo como eixo principal a estrutura narrativa, no esforço de compreender os desafios que a adaptação de narradores autoconscientes e nãoconfiáveis impõe.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Adaptation
Cinema
Machado de Assis
Narratology
Television
Resumen en inglés
Self-conscious unreliable narrators have been in the center of debates in the literary narratology field for decades, more recently the debate was extended to audiovisual media also. This research proposes a comparative study of film and television adaptations of the literary work Dom Casmurro (1899) from the approach of adaptation theory and through narratological analysis, focusing specifically on the issues of self-conscious and unreliable narration. The thesis is based on the analysis of two adaptations of the novel: Capitu (1968) and Capitu (2008), for cinema and television, respectively. Analyses of these adaptations are articulated to delineate a frame which has as its main axis narrative structure, in trying to comprehend the challenges the adaptation of self-conscious unreliable narrator poses.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-03-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.