• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-19032024-132810
Documento
Autor
Nome completo
Carolina Soares Pires
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Hamburger, Esther Imperio (Presidente)
Martins, Pablo Gonçalo Pires de Campos
Moreira, Roberto Franco
Rewald, Rubens Arnaldo
Xavier, Ismail Norberto
Título em português
Dom Casmurro e a câmera: Desafios da adaptação do narrador autoconsciente e não-confiável
Palavras-chave em português
Adaptação
Cinema
Machado de Assis
Narratologia
Televisão
Resumo em português
Narradores autoconscientes e não-confiáveis têm estado no centro de debates no campo da narratologia literária há décadas; mais recentemente, o debate estendeu-se também para os meios audiovisuais. Esta pesquisa propõe o estudo comparativo de adaptações para cinema e televisão da obra literária Dom Casmurro (1899) sob o enfoque da teoria da adaptação e por meio da análise narratológica, concentrando-se especificamente nas questões da narração autoconsciente e não-confiável. A tese baseia-se na análise de duas adaptações do romance: Capitu (1968) e Capitu (2008), respectivamente para cinema e televisão. Articulam-se análises dessas adaptações para traçar um quadro tendo como eixo principal a estrutura narrativa, no esforço de compreender os desafios que a adaptação de narradores autoconscientes e nãoconfiáveis impõe.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Adaptation
Cinema
Machado de Assis
Narratology
Television
Resumo em inglês
Self-conscious unreliable narrators have been in the center of debates in the literary narratology field for decades, more recently the debate was extended to audiovisual media also. This research proposes a comparative study of film and television adaptations of the literary work Dom Casmurro (1899) from the approach of adaptation theory and through narratological analysis, focusing specifically on the issues of self-conscious and unreliable narration. The thesis is based on the analysis of two adaptations of the novel: Capitu (1968) and Capitu (2008), for cinema and television, respectively. Analyses of these adaptations are articulated to delineate a frame which has as its main axis narrative structure, in trying to comprehend the challenges the adaptation of self-conscious unreliable narrator poses.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-03-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.