• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-17112023-124601
Documento
Autor
Nome completo
Veriana Ribeiro Alves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Gervaiseau, Henri Pierre Arraes de Alencar (Presidente)
Brasil, André Guimarães
Sztutman, Renato
Título em português
O cinema documentário de Zezinho Yube
Palavras-chave em português
cinema indígena
documentário
Zezinho Yube
Resumo em português
Esta pesquisa se propõe a ser uma análise do cinema indígena feito por Zezinho Yube, cineasta Huni Kui formado pelo projeto Vídeo nas Aldeias. Iremos contextualizar sua trajetória de vida no audiovisual e como ela está ligada a construção de um cinema indígena no Brasil, passando brevemente por sua filmografia para, então, nos concentrarmos com mais atenção aos filmes Ma Ê Dami Xina - Já me transformei em imagem (2008) e Kene Yuxi - As voltas do Kene (2010). Tendo como base o conceito de cultura de Manuela Carneiro da Cunha (2009), investigaremos como os elementos culturais do povo Huni Kui aparecem em cena, e como elementos como as imagens de arquivo, os vídeos, as entrevistas e a cosmologia são utilizados pelo diretor para construir a narrativa fílmica. Zezinho constrói um cinema a partir da mediação, sendo um tradutor do seu povo com aqueles que não fazem parte desta comunidade, nos inserindo através do audiovisual em um universo particular, criado a partir da relação entre quem filma e quem é filmado.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
documentary
indigenous cinema
Zezinho Yube
Resumo em inglês
This research is intended to be an analysis of indigenous cinema made by Zezinho Yube, a Huni Kui filmmaker formed by the Vídeo nas Aldeias project. We will contextualize his life trajectory in the audiovisual sector and how it is linked to the construction of an indigenous cinema in Brazil, passing briefly through his filmography to then focus more attention on the films Ma Ê Dami Xina - I've Already Become an Image (2008) and Kene Yuxi - The Twists of Kene (2010). Based on the concept of culture by Manuela Carneiro da Cunha (2009), we will investigate how the cultural elements of the Huni Kui people appear on stage, and how elements such as archive images, videos, interviews and cosmology are used by the director to construct the filmic narrative. Zezinho builds a cinema from mediation, being a translator of his people with those who are not part of this community, inserting us through audiovisual in a particular universe, created from the relationship between those who film and those who are filmed.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-11-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.