• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-17112023-124601
Document
Auteur
Nom complet
Veriana Ribeiro Alves
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Gervaiseau, Henri Pierre Arraes de Alencar (Président)
Brasil, André Guimarães
Sztutman, Renato
Titre en portugais
O cinema documentário de Zezinho Yube
Mots-clés en portugais
cinema indígena
documentário
Zezinho Yube
Resumé en portugais
Esta pesquisa se propõe a ser uma análise do cinema indígena feito por Zezinho Yube, cineasta Huni Kui formado pelo projeto Vídeo nas Aldeias. Iremos contextualizar sua trajetória de vida no audiovisual e como ela está ligada a construção de um cinema indígena no Brasil, passando brevemente por sua filmografia para, então, nos concentrarmos com mais atenção aos filmes Ma Ê Dami Xina - Já me transformei em imagem (2008) e Kene Yuxi - As voltas do Kene (2010). Tendo como base o conceito de cultura de Manuela Carneiro da Cunha (2009), investigaremos como os elementos culturais do povo Huni Kui aparecem em cena, e como elementos como as imagens de arquivo, os vídeos, as entrevistas e a cosmologia são utilizados pelo diretor para construir a narrativa fílmica. Zezinho constrói um cinema a partir da mediação, sendo um tradutor do seu povo com aqueles que não fazem parte desta comunidade, nos inserindo através do audiovisual em um universo particular, criado a partir da relação entre quem filma e quem é filmado.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
documentary
indigenous cinema
Zezinho Yube
Resumé en anglais
This research is intended to be an analysis of indigenous cinema made by Zezinho Yube, a Huni Kui filmmaker formed by the Vídeo nas Aldeias project. We will contextualize his life trajectory in the audiovisual sector and how it is linked to the construction of an indigenous cinema in Brazil, passing briefly through his filmography to then focus more attention on the films Ma Ê Dami Xina - I've Already Become an Image (2008) and Kene Yuxi - The Twists of Kene (2010). Based on the concept of culture by Manuela Carneiro da Cunha (2009), we will investigate how the cultural elements of the Huni Kui people appear on stage, and how elements such as archive images, videos, interviews and cosmology are used by the director to construct the filmic narrative. Zezinho builds a cinema from mediation, being a translator of his people with those who are not part of this community, inserting us through audiovisual in a particular universe, created from the relationship between those who film and those who are filmed.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-11-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.