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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-17022021-123102
Document
Auteur
Nom complet
Elena Guerra Altheman
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Mello, Cecilia Antakly de (Président)
Toledo, Glauco Madeira de
Mungioli, Maria Cristina Palma
Titre en portugais
A construção do universo ficcional e a serialidade sutil em Hora de Aventura
Mots-clés en portugais
Animação
Hora de Aventura
Narrativa Complexa
Serialidade Sutil
Universo Ficcional
Resumé en portugais
Por meio de uma análise estética e narrativa que considera as particularidades do meio animado, este trabalho explora como se dá a construção do universo ficcional e o modo de serialidade na obra Hora de Aventura (Pendleton Ward, 2010), uma série de animação inicialmente concebida para o público infantil. Assume-se que a série, que possui vasta presença no cenário cultural contemporâneo ocidental, é representativa de um momento particular à historiografia das séries de animação, no qual velhos paradigmas foram quebrados, assim promovendo novos modelos de criação e recepção para obras animadas. De maneira atípica para obras animadas serializadas ocidentais até então, Hora de Aventura apresenta uma narrativa complexa, como definida por Jason Mittell, que funciona seguindo uma lógica particular, podendo ser enquadrada dentro do conceito de Serialidade Sutil, como definido por este trabalho. A partir desta premissa, procurase delinear quais os elementos da série que constituem seu universo ficcional, a fim de entender como estes se articulam, seguindo a mesma lógica de funcionamento, a fim de produzir um sentido coeso à toda a obra. O trabalho analisa como Hora de Aventura cria seu sentido enquanto série, em relação a si mesma e os diferentes níveis que se relacionam e constituem seu universo ficcional, considerando o contexto socio-cultural em que está inserida.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Adventure Time
Animation
Complex Narrative
Ficcional Universe
Light Serialization
Resumé en anglais
Through the employment of an aesthetic and narrative analysis that considers the particularities of the animated medium, this work explores how the ficcional universe and the seriality modes are conceived in the animated series Adventure Time (Pendleton Ward, 2010), initially made for children. The series, which displays an extensive presence in the Western contemporary cultural landscape, is considered a representative of a particular moment within the animation series' historiography in which old paradigms were disrupted, thus promoting new models of creation and consumption for animated series. Atypically for Western cartoons so far, Adventure Time presents a complex narrative as defined by Jason Mittell, which works accordingly to its own singular logic and can be circumscribed in the concept of Light Serialization, as this work defines it. Starting from this premise, this dissertation attempts to delineate which are the series' elements that constitutes its ficcional universe, to better comprehend how they relate to each other, following the same logic, in order to produce cohesion in the animated work as a whole. The work analyzes how Adventure Time builds its meaning as a series, in relation to itself and the different levels that are articulated and form its ficcional universe, while acknowledging the socio-cultural context in which the series is located.
 
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Date de Publication
2021-02-17
 
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