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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-16082023-150944
Documento
Autor
Nome completo
Sofia Franco Guilherme
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Soares, Rosana de Lima (Presidente)
Doretto, Juliana
Serelle, Márcio de Vasconcellos
Vicente, Eduardo
Vieira, Mônica de Fátima Rodrigues Nunes
Título em português
O circuito midiático da dança contemporânea brasileira em produções audiovisuais para meios digitais
Palavras-chave em português
Crítica de mídia
Cultura audiovisual
Dança contemporânea
Mediações
Meios digitais
Resumo em português
Esta tese investiga como as transformações nas modalidades comunicacionais geram novas formas de produção, circulação e consumo de obras culturais. A pesquisa parte de inquietações sobre o lugar do jornalismo audiovisual especializado em cultura e os espaços de circulação midiática de conteúdos sobre a dança contemporânea. Tendo em vista as características do contexto da cultura audiovisual e da convergência midiática, a hipótese aponta para o uso das mídias digitais tais como YouTube, redes sociais ou canais de streaming na internet para a circulação dessas obras. Assim, questiona-se se o objetivo das produções audiovisuais especializadas em cultura é serem recebidas por uma ampla audiência, ou garantir que atinjam seu público, que, apesar de mais restrito, é mais investido em sua recepção. Busca-se, assim, compreender de que modo, ao produzir seu próprio conteúdo, as companhias profissionais procuram um caminho de comunicação alternativo e qual o complexo crítico que se constrói a partir dessas produções audiovisuais. Por meio da análise dos vídeos produzidos pelo Grupo Corpo e pela São Paulo Companhia de Dança, distribuídos pelos canais das companhias na plataforma YouTube, procura-se compreender os efeitos de sentido construídos na linguagem e na triangulação entre produção, circulação e recepção das obras audiovisuais, adotando a perspectiva da crítica de mídia. Desse modo, elege-se o gênero como categoria analítica para a organização do material audiovisual mapeado a partir dos canais das companhias, constituindo um campo profícuo para a investigação de três mediações destacadas para análise dessas produções midiáticas, a saber: mediação estética, mediação midiática e mediação social, articuladas entre si como operadores metodológicos dos materiais empíricos analisados.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Audiovisual culture
Contemporary dance
Digital media
Media criticism
Mediations
Resumo em inglês
This thesis investigates how transformations in communicational modalities generate new forms of production, circulation and consumption of cultural works. The research is based on concerns about the place of audiovisual journalism specialized in culture and the spaces for media circulation of content on contemporary dance. Bearing in mind the characteristics of the context of audiovisual culture and media convergence, the hypothesis points to the use of digital media such as YouTube, social networks or streaming channels on the internet for the circulation of these works. Thus, it is questioned whether the objective of audiovisual productions specialized in culture is to be received by a wide audience, or to ensure that they reach their audience, which, despite being more restricted, is more invested in its reception. Thus, the aim is to understand how - when producing their own content - professional companies seek an alternative communication path and what is the critical complex built from these audiovisual productions. Through the analysis of videos produced by Grupo Corpo and São Paulo Companhia de Dança, distributed by the companies' channels on the YouTube platform, there is an attempt to understand the effects of meaning constructed in language and in the triangulation between production, circulation and reception of audiovisual works, adopting the perspective of media criticism. In this way, genre is chosen as an analytical category for the organization of the audiovisual material mapped from the companies' channels, constituting a fruitful field for the investigation of three mediations highlighted for the analysis of these media productions, namely: aesthetic mediation, media mediation and social mediation, articulated among themselves as methodological operators of the empirical materials analyzed.
 
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Data de Publicação
2023-08-16
 
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