• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-16082023-102322
Documento
Autor
Nome completo
Maíra Moraes Mesquita
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Fernandes, Patrícia Moran (Presidente)
Barbosa, Andre Antonio
Silva, Iomana Rocha de Araújo
Título em português
Percurso em degradê: as escolhas cromáticas no processo criativo da direção de arte
Palavras-chave em português
Cinema
Cores
Direção de arte
Paleta de cores
Processo criativo
Resumo em português
Com base na experiência profissional da autora em comparação com depoimentos de outras dez diretoras de arte brasileiras sobre seus processos, esta dissertação investiga de que maneira a paleta de cores opera na formação das características cromáticas apresentadas no set, em relação com outras contingências materiais que, por sua vez, também alteram esse aspecto cromático. Levando em consideração questões de fundo do métier da direção de arte, interroga-se de que modo as cores de um filme emergem de seu processo criativo, sem perder o foco no ponto de vista da direção de arte sobre tal processo. O pensamento do antropólogo inglês Tim Ingold embasa as indagações sobre o papel dos materiais e dos técnicos no processo de crescimento da forma do filme.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Cinema
Color
Color palette
Creative process
Production design
Resumo em inglês
Based on the authors professional experience in comparison with the testimony of ten other female Brazilian production designers about their processes, this dissertation investigates how the color palette operates in the formation of the chromatic characteristics presented on the set, in relation with other material contingencies which, in turn, also alter this chromatic aspect. Taking into account fundamental issues of the production design métier, it questions how the colors of a film emerge from its creative process, focusing on the production designers point of view on this process. English anthropologist Tim Ingolds thoughts support the questions about the role of materials and technicians in the growth process of film form.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-08-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.