• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-16082023-102322
Documento
Autor
Nombre completo
Maíra Moraes Mesquita
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Fernandes, Patrícia Moran (Presidente)
Barbosa, Andre Antonio
Silva, Iomana Rocha de Araújo
Título en portugués
Percurso em degradê: as escolhas cromáticas no processo criativo da direção de arte
Palabras clave en portugués
Cinema
Cores
Direção de arte
Paleta de cores
Processo criativo
Resumen en portugués
Com base na experiência profissional da autora em comparação com depoimentos de outras dez diretoras de arte brasileiras sobre seus processos, esta dissertação investiga de que maneira a paleta de cores opera na formação das características cromáticas apresentadas no set, em relação com outras contingências materiais que, por sua vez, também alteram esse aspecto cromático. Levando em consideração questões de fundo do métier da direção de arte, interroga-se de que modo as cores de um filme emergem de seu processo criativo, sem perder o foco no ponto de vista da direção de arte sobre tal processo. O pensamento do antropólogo inglês Tim Ingold embasa as indagações sobre o papel dos materiais e dos técnicos no processo de crescimento da forma do filme.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Cinema
Color
Color palette
Creative process
Production design
Resumen en inglés
Based on the authors professional experience in comparison with the testimony of ten other female Brazilian production designers about their processes, this dissertation investigates how the color palette operates in the formation of the chromatic characteristics presented on the set, in relation with other material contingencies which, in turn, also alter this chromatic aspect. Taking into account fundamental issues of the production design métier, it questions how the colors of a film emerge from its creative process, focusing on the production designers point of view on this process. English anthropologist Tim Ingolds thoughts support the questions about the role of materials and technicians in the growth process of film form.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-08-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.