• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-16022021-192307
Document
Auteur
Nom complet
Alexandre Gomes do Nascimento
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Fernandes, Patrícia Moran (Président)
Oliveira, Branca Coutinho de
Scansani, Andréa Carla
Titre en portugais
Realismo cinematográfico: a poética de Walter Carvalho na minissérie "Justiça"
Mots-clés en portugais
cinematografia
discurso
enunciação
enunciado
estilo
melodrama
poética
processos criativos
realismo
semiótica
televisão
Walter Carvalho
Resumé en portugais
O objetivo desta pesquisa é analisar a poética adotada por Walter Carvalho para criação da cinematografia de "Justiça", minissérie que apresenta um estilo realista, abordando temas como assassinato, corrupção, eutanásia, estupro e preconceito racial. O desafio de Carvalho foi desenvolver um universo cinematográfico capaz de estimular o público a perceber os acontecimentos e objetos do universo ficcional como reais ou, ao menos, existentes e emocioná-los ao mesmo tempo. Para materializar as ideias e conceitos sugeridos pelas palavras do roteiro, e pela conversa estabelecida com o diretor de cena José Luiz Villamarim e a roteirista Manuela Dias, Carvalho emprega uma série de recursos expressivos, mediados por dispositivos digitais. Nesse sentido, interessa-nos compreender como o diretor de fotografia manipula as diferentes qualidades da imagem binária para construir um discurso realista, estilo caracterizado por uma linguagem mais crua, onde o sujeito da enunciação busca ocultar as expressividades do dispositivo para produzir um efeito de transparência, como se as histórias fossem contadas naturalmente pelo mundo. É importante ressaltar que a minissérie é uma obra produzida para televisão, meio que geralmente apresenta um discurso estilizado, com o intuito de envolver a audiência em seu fluxo narrativo. Afinal, que tipo de realismo podemos encontrar em "Justiça"? Para verificar nossas hipóteses, seguiremos um caminho semelhante ao processo criativo de Walter Carvalho, começando pelo estudo da palavra até a materialização dos conceitos em imagens cinematográficas.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
-
Resumé en anglais
The purpose of this research is to analyze the poetic of the cinematographer Walter Carvalho to create images for "Justiça", a Brazilian miniserie well known by the realistic style, dealing with themes such as murder, corruption, euthanasia, rape and racism. The artist challenge was to develop a cinematography universe able to incite the audience to recognize the ambient and fictional situation of the audiovisual work as real or existent at least and move them deeply at the same time. In order to materialize the ideas and concepts suggested by the words of the script, and the conversation established with scene director José Luiz Villamarim and screenwriter Manuela Dias, Carvalho employs a series of expressive resources, mediated by digital devices. Therefore, we are interested to know how the director of photography manipulate the different qualities of the image to build a realistic discourse, formely known by a cruder language, where the subject of the enunciation seeks to hide the expressivities of the device to produce a transparency effect, as if the stories were naturally told by the world. Furthermore the miniseries is a work produced for television, which usually features a stylized discourse in order to engage the audience in its narrative flow. After all, what kind of realism can we find in "Justice"? To verify our hypotheses, we will follow a similar path to Walter Carvalho's creative process, starting with the study of the word until the materialization of concepts in cinematographic images.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-02-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.