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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-16022021-130302
Documento
Autor
Nome completo
Alexandre Nakahara
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Mello, Cecilia Antakly de (Presidente)
Alexandre Sobrinho, Gilberto
Ishiki, Michiko Okano
Título em português
Brasileiros no cinema japonês: espaço, realismo e utopia
Palavras-chave em português
Brasileiros no Japão; Imigração; Cinema Japonês; Realismo; Espaço; Utopia; Distopia
Resumo em português
Desde a mudança na lei de imigração japonesa em 1990, o movimento migratório de brasileiros e brasileiras para o Japão passou por diferentes fases e acabou por formar nesse país uma comunidade étnica minoritária. Essa dissertação trata da temática da representação desses imigrantes em três filmes produzidos no Japão: The City of Lost Souls (1999, Takashi Miike), Saudade (2011, Katsuya Tomita) e Peixinho mágico (2012, Sh?hei Shiozaki). Por meio da análise fílmica de cada uma dessas obras, que são esteticamente diferentes e realizadas em dois contextos históricos distintos, este trabalho tem como objetivo destrinchar seus direcionamentos ideológicos, assim como trazer mais informações sobre as produções e suas especificidades estéticas. As análises tomam como principal ponto de partida a representação espacial contida nos filmes. Levando em consideração uma característica móvel do cinema e sua relação com a arquitetura (BRUNO, 2016; MELLO, 2014a), procuro demonstrar como as locações utilizadas nos filmes, seus pesos históricos e emocionais, bem como o modo que o espaço é representado e constituído pela linguagem cinematográfica contribui em cada um dos casos para o discurso sobre os brasileiros e brasileiras que vivem no Japão. Indo da representação distópica à utópica, passando também por uma visão realista da vida dos brasileiros, os filmes selecionados para essa dissertação demonstram como essa minoria étnica foi representada no cinema japonês desse período.
Título em inglês
Brazilians in Japanese Cinema: Space, realism and utopia
Palavras-chave em inglês
Brazilians in Japan; Immigration; Japanese Cinema; Realism; Space; Utopia; Dystopia
Resumo em inglês
Since the reform in 1990 of the Japanese immigration law, the migration of Brazilian nationals to Japan has undergone several different phases and has contributed in the formation of an ethnic minority community in this country. This dissertation is about the representation of these immigrants in three films produced in Japan: The City of Lost Souls (1999, Takashi Miike), Saudade (2011, Katsuya Tomita) and Goldfish Go Home (2012, Sh?hei Shiozaki). By analysing these films, which are distinct aesthetically and were made in two different historical contexts, this research aims at detailing their ideological orientation and bringing more information about their production and aesthetic specificities. All of the analyses presented here have as their starting point the spatial representation in films. By taking into consideration a mobile characteristic of cinema and its relation to architecture (BRUNO, 2016; MELLO, 2014a), I will try to demonstrate how the locations in the films, their historical and emotional backgrounds, as well as how space is represented and realized by the cinematic language contribute in each of those cases to the discourse about Brazilians living in Japan. From a dystopic representation to a utopic one, and also going past a realistic vision of the Brazilians in Japan, the films selected demonstrate how this ethnic minority has been represented in Japanese Cinema during this period.
 
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AlexandreNakahara.pdf (4.14 Mbytes)
Data de Publicação
2021-02-16
 
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