• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-16022021-130302
Documento
Autor
Nombre completo
Alexandre Nakahara
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Mello, Cecilia Antakly de (Presidente)
Alexandre Sobrinho, Gilberto
Ishiki, Michiko Okano
Título en portugués
Brasileiros no cinema japonês: espaço, realismo e utopia
Palabras clave en portugués
Brasileiros no Japão; Imigração; Cinema Japonês; Realismo; Espaço; Utopia; Distopia
Resumen en portugués
Desde a mudança na lei de imigração japonesa em 1990, o movimento migratório de brasileiros e brasileiras para o Japão passou por diferentes fases e acabou por formar nesse país uma comunidade étnica minoritária. Essa dissertação trata da temática da representação desses imigrantes em três filmes produzidos no Japão: The City of Lost Souls (1999, Takashi Miike), Saudade (2011, Katsuya Tomita) e Peixinho mágico (2012, Sh?hei Shiozaki). Por meio da análise fílmica de cada uma dessas obras, que são esteticamente diferentes e realizadas em dois contextos históricos distintos, este trabalho tem como objetivo destrinchar seus direcionamentos ideológicos, assim como trazer mais informações sobre as produções e suas especificidades estéticas. As análises tomam como principal ponto de partida a representação espacial contida nos filmes. Levando em consideração uma característica móvel do cinema e sua relação com a arquitetura (BRUNO, 2016; MELLO, 2014a), procuro demonstrar como as locações utilizadas nos filmes, seus pesos históricos e emocionais, bem como o modo que o espaço é representado e constituído pela linguagem cinematográfica contribui em cada um dos casos para o discurso sobre os brasileiros e brasileiras que vivem no Japão. Indo da representação distópica à utópica, passando também por uma visão realista da vida dos brasileiros, os filmes selecionados para essa dissertação demonstram como essa minoria étnica foi representada no cinema japonês desse período.
Título en inglés
Brazilians in Japanese Cinema: Space, realism and utopia
Palabras clave en inglés
Brazilians in Japan; Immigration; Japanese Cinema; Realism; Space; Utopia; Dystopia
Resumen en inglés
Since the reform in 1990 of the Japanese immigration law, the migration of Brazilian nationals to Japan has undergone several different phases and has contributed in the formation of an ethnic minority community in this country. This dissertation is about the representation of these immigrants in three films produced in Japan: The City of Lost Souls (1999, Takashi Miike), Saudade (2011, Katsuya Tomita) and Goldfish Go Home (2012, Sh?hei Shiozaki). By analysing these films, which are distinct aesthetically and were made in two different historical contexts, this research aims at detailing their ideological orientation and bringing more information about their production and aesthetic specificities. All of the analyses presented here have as their starting point the spatial representation in films. By taking into consideration a mobile characteristic of cinema and its relation to architecture (BRUNO, 2016; MELLO, 2014a), I will try to demonstrate how the locations in the films, their historical and emotional backgrounds, as well as how space is represented and realized by the cinematic language contribute in each of those cases to the discourse about Brazilians living in Japan. From a dystopic representation to a utopic one, and also going past a realistic vision of the Brazilians in Japan, the films selected demonstrate how this ethnic minority has been represented in Japanese Cinema during this period.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
AlexandreNakahara.pdf (4.14 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-02-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.