• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-13092022-160206
Documento
Autor
Nombre completo
Gabriela Rufino Maruno
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Xavier, Ismail Norberto (Presidente)
Guimaraes Junior, Pedro Maciel
Hamburger, Esther Imperio
Sá Neto, Arthur Autran Franco de
Saraiva, Leandro Rocha
Título en portugués
Um cinema de afecções e performances contemporâneas: análise dos filmes de Helena Ignez diretora realizados entre 2003 e 2018
Palabras clave en portugués
Cinema afetivoperformativo
Cinema brasileiro
Cinema de afecções
Cinema experimental
Helena Ignez
Resumen en portugués
O cinema dirigido por Helena Ignez nasce contemporâneo, ainda que sob a franja anárquica e estética da Belair. Seus filmes formam um conjunto de tônica experimental que rompe com as tradições e abdica das narrativas fáceis, subvertendo naturalismos, ficcionalizando o documental e explorando o potencial de performance de suas personagens. Esta pesquisa investiga a prodigalidade da trajetória de Helena Ignez como diretora durante os anos de 2003 e 2018, cuja filmografia é composta por três curtasmetragens, dois médias-metragens e quatro longas-metragens. O objetivo primeiro é disponibilizar um material bibliográfico sistematizado sobre o trabalho de Helena Ignez como diretora, compilando análises de sua filmografia, análises socioculturais dos contextos de sua formação e de sua produção, indicações de fortunas críticas, além de materiais publicados na imprensa brasileira e entrevistas inéditas. Tal empreitada propiciou a construção de um quadro panorâmico que indica as particularidades estéticas e estilísticas do trabalho de Helena Ignez como diretora, o que amplia os diálogos e contatos com outras filmografias. Também se constatou, a partir desta sistematização, que algumas leituras difundidas sobre Helena Ignez precisam ser atualizadas, direcionando-a tanto para uma posição de agente da própria história quanto de protagonista criativa de momentos significativos do cinema brasileiro.O cinema dirigido por Helena Ignez nasce contemporâneo, ainda que sob a franja anárquica e estética da Belair. Seus filmes formam um conjunto de tônica experimental que rompe com as tradições e abdica das narrativas fáceis, subvertendo naturalismos, ficcionalizando o documental e explorando o potencial de performance de suas personagens. Esta pesquisa investiga a prodigalidade da trajetória de Helena Ignez como diretora durante os anos de 2003 e 2018, cuja filmografia é composta por três curtasmetragens, dois médias-metragens e quatro longas-metragens. O objetivo primeiro é disponibilizar um material bibliográfico sistematizado sobre o trabalho de Helena Ignez como diretora, compilando análises de sua filmografia, análises socioculturais dos contextos de sua formação e de sua produção, indicações de fortunas críticas, além de materiais publicados na imprensa brasileira e entrevistas inéditas. Tal empreitada propiciou a construção de um quadro panorâmico que indica as particularidades estéticas e estilísticas do trabalho de Helena Ignez como diretora, o que amplia os diálogos e contatos com outras filmografias. Também se constatou, a partir desta sistematização, que algumas leituras difundidas sobre Helena Ignez precisam ser atualizadas, direcionando-a tanto para uma posição de agente da própria história quanto de protagonista criativa de momentos significativos do cinema brasileiro.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Affection´s cinema
Affective-performative cinema
Brazilian cinema
Experimental cinema
Helena Ignez
Resumen en inglés
Cinema directed by Helena Ignez was born contemporary, albeit under the anarchic and aesthetic fringe of Belair. Her films form an experimental set that breaks with traditions and abdicates easy narratives, subverting naturalisms, fictionalizing the documentary and exploring the performance potential of her characters. This research investigates the prodigality of Helena Ignez's trajectory as a director during the years 2003 and 2018, whose filmography is composed of three short films, two medium films and four feature films. The main objective is to provide systematized bibliographic material about Helena Ignesz's work as a director. Therefore, is presented a compiling analyzes of her filmography, sociocultural analyzes of the contexts of her formation and production, indications of critical fortunes. In addition, was made use to materials published in the Brazilian press and interviews unpublished. This undertaking allowed for the construction of a panoramic picture that indicates the aesthetic and stylistic particularities of Helena Ignez's work as a director, which expands the dialogues and contacts with other filmographies. It was also found, from this systematization, that some widespread readings about Helena Ignez need to be updated, directing the emphasis both to a position of agent of its own history and creative protagonist of significant moments in the Brazilian cinema.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-09-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.