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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-13092022-160206
Document
Author
Full name
Gabriela Rufino Maruno
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2022
Supervisor
Committee
Xavier, Ismail Norberto (President)
Guimaraes Junior, Pedro Maciel
Hamburger, Esther Imperio
Sá Neto, Arthur Autran Franco de
Saraiva, Leandro Rocha
Title in Portuguese
Um cinema de afecções e performances contemporâneas: análise dos filmes de Helena Ignez diretora realizados entre 2003 e 2018
Keywords in Portuguese
Cinema afetivoperformativo
Cinema brasileiro
Cinema de afecções
Cinema experimental
Helena Ignez
Abstract in Portuguese
O cinema dirigido por Helena Ignez nasce contemporâneo, ainda que sob a franja anárquica e estética da Belair. Seus filmes formam um conjunto de tônica experimental que rompe com as tradições e abdica das narrativas fáceis, subvertendo naturalismos, ficcionalizando o documental e explorando o potencial de performance de suas personagens. Esta pesquisa investiga a prodigalidade da trajetória de Helena Ignez como diretora durante os anos de 2003 e 2018, cuja filmografia é composta por três curtasmetragens, dois médias-metragens e quatro longas-metragens. O objetivo primeiro é disponibilizar um material bibliográfico sistematizado sobre o trabalho de Helena Ignez como diretora, compilando análises de sua filmografia, análises socioculturais dos contextos de sua formação e de sua produção, indicações de fortunas críticas, além de materiais publicados na imprensa brasileira e entrevistas inéditas. Tal empreitada propiciou a construção de um quadro panorâmico que indica as particularidades estéticas e estilísticas do trabalho de Helena Ignez como diretora, o que amplia os diálogos e contatos com outras filmografias. Também se constatou, a partir desta sistematização, que algumas leituras difundidas sobre Helena Ignez precisam ser atualizadas, direcionando-a tanto para uma posição de agente da própria história quanto de protagonista criativa de momentos significativos do cinema brasileiro.O cinema dirigido por Helena Ignez nasce contemporâneo, ainda que sob a franja anárquica e estética da Belair. Seus filmes formam um conjunto de tônica experimental que rompe com as tradições e abdica das narrativas fáceis, subvertendo naturalismos, ficcionalizando o documental e explorando o potencial de performance de suas personagens. Esta pesquisa investiga a prodigalidade da trajetória de Helena Ignez como diretora durante os anos de 2003 e 2018, cuja filmografia é composta por três curtasmetragens, dois médias-metragens e quatro longas-metragens. O objetivo primeiro é disponibilizar um material bibliográfico sistematizado sobre o trabalho de Helena Ignez como diretora, compilando análises de sua filmografia, análises socioculturais dos contextos de sua formação e de sua produção, indicações de fortunas críticas, além de materiais publicados na imprensa brasileira e entrevistas inéditas. Tal empreitada propiciou a construção de um quadro panorâmico que indica as particularidades estéticas e estilísticas do trabalho de Helena Ignez como diretora, o que amplia os diálogos e contatos com outras filmografias. Também se constatou, a partir desta sistematização, que algumas leituras difundidas sobre Helena Ignez precisam ser atualizadas, direcionando-a tanto para uma posição de agente da própria história quanto de protagonista criativa de momentos significativos do cinema brasileiro.
Title in English
-
Keywords in English
Affection´s cinema
Affective-performative cinema
Brazilian cinema
Experimental cinema
Helena Ignez
Abstract in English
Cinema directed by Helena Ignez was born contemporary, albeit under the anarchic and aesthetic fringe of Belair. Her films form an experimental set that breaks with traditions and abdicates easy narratives, subverting naturalisms, fictionalizing the documentary and exploring the performance potential of her characters. This research investigates the prodigality of Helena Ignez's trajectory as a director during the years 2003 and 2018, whose filmography is composed of three short films, two medium films and four feature films. The main objective is to provide systematized bibliographic material about Helena Ignesz's work as a director. Therefore, is presented a compiling analyzes of her filmography, sociocultural analyzes of the contexts of her formation and production, indications of critical fortunes. In addition, was made use to materials published in the Brazilian press and interviews unpublished. This undertaking allowed for the construction of a panoramic picture that indicates the aesthetic and stylistic particularities of Helena Ignez's work as a director, which expands the dialogues and contacts with other filmographies. It was also found, from this systematization, that some widespread readings about Helena Ignez need to be updated, directing the emphasis both to a position of agent of its own history and creative protagonist of significant moments in the Brazilian cinema.
 
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Publishing Date
2022-09-13
 
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