• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-13092022-152000
Document
Auteur
Nom complet
Fernando Henrique Lacerda Stutz
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Fernandes, Patrícia Moran (Président)
Andrade, Patrícia Mourão de
Arantes, Priscila Almeida Cunha
Bastos, Marcus Vinicius Fainer
Costa, Flavia Cesarino
Titre en portugais
Obsessiva forma: a repetição em cinco filmes estruturais (1966 - 1975)
Mots-clés en portugais
Chris Welsby
cinema experimental
filme estrutural
filme estrutural/materialista
London Filmmaker\'s Coop
Michael Snow
Peter Gidal
repetição
Tony Conrad
Resumé en portugais
Durante as décadas de 1960 e 1970, a repetição obteve uma especial atenção por parte de artistas e realizadores. Repetidas imagens, sons, movimentos, gestos e processos conformaram, em diferentes campos da arte, uma estética da repetição. O cinema, especialmente o cinema experimental, aderiu a esta tendência e produziu obras marcadas pela repetição como um expediente formal. No contexto do chamados filmes estruturais, este expediente estético revelou-se particularmente profícuo, tendo mobilizado dezenas de artistas e cineastas a experimentarem-no como via de acesso para a investigação das especificidades do dispositivo, sobretudo em sua dimensão técnica. Esta pesquisa visa mergulhar no contexto de produção destes filmes e, selecionando cinco casos específicos da produção norte-americana e inglesa, pretende sugerir um percurso que demonstra o papel da repetição não apenas na composição dos filmes, mas na constituição do cinema como dispositivo de produção de imagens técnicas. Através dos filmes de Michael Snow, Peter Gidal, Tony Conrad, Fred Drummond e Chris Welsby, produzidos entre os anos de 1966 e 1975, a pesquisa pretende sugerir uma visão desconstruída do mecanismo do cinema, e demonstrar como a repetição o fundamenta como uma máquina atrativa que, tal como no primeiro-cinema, enseja experiências inquietantes. Esta atração, como será demonstrado, devém não apenas do modo como os artistas e cineastas repetem imagens e processos fílmicos, mas também do papel que a repetição desempenha no sistema psicofísico humano.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Chris Welsby
experimental film
London Filmmaker's Coop
Michael Snow
Peter Gidal
repetition
structural film
structural/materialist film
Tony Conrad
Resumé en anglais
Between the decades of 1960 and 1970 repetition had a special attention by artists and filmmakers. Repeated pictures, sounds, gestures, movements, processes contributed to form, through many art forms, something like a repetition aesthetics. Cinema, especially experimental cinema, followed that tendency and produced important works that displays repetition as a formal and structural device. In the realm of the so-called structural films, repetition became an important tool, inspiring artists and filmmakers to experiment with it as a way to help with their research of the film apparatus, especially in its technical dimension. This research envisions to plunge into these films production context and, selecting five works from the North American and English movements, intend to trace a journey that shows the role of repetition not just as an interesting formal tool to create the films, but its importance in defining cinema as a machine. Though the films of Michael Snow, Peter Gidal, Tony Conrad, Fred Drummond and Chris Welsby, made between 1966 and 1975, this research aims to depict a deconstructed viewing of the film apparatus, and argue how repetition establishes it as an attractive machine that, as it was in the early cinema period, offers uncanny experiences. That attraction, as it will be demonstrated, stems not just from the way that the artists and filmmakers repeat images and film processes, but also from the role that repetition plays in the human psychophysical system.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-09-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.