• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-13092022-151547
Document
Auteur
Nom complet
Eduardo Paschoal de Sousa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Soares, Rosana de Lima (Président)
Figueiredo, Vera Lúcia Follain de
Morettin, Eduardo Victorio
Paiva, Samuel José Holanda de
Rocha, Rosamaria Luiza de Melo
Titre en portugais
O cinema brasileiro como ferramenta do político: ancoragens, engates e redes de ruídos em obras de 2012 a 2018
Mots-clés en portugais
Cinema brasileiro
Circulação crítica
Comunidades de interpretação
Cultura audiovisual
Política
Resumé en portugais
Esta tese tem como objetivo analisar a presença do político e do social no cinema brasileiro recente, de 2012 a 2018. Considera, para isso, três dimensões das obras: sua produção, com o aumento das políticas públicas de financiamento à atividade audiovisual nos últimos anos; as temáticas recorrentes do período, ao retratar o político e o social por meio das intimidades; e a circulação, na maneira como as mudanças sociais e políticas do país impactaram também na organização do espaço público e, consequentemente, na recepção das obras no período. Para isso, o estudo propõe três operadores teóricos e metodológicos: o primeiro deles, a ancoragem, mapeia o contato da obra com seu contexto de circulação, e como as mudanças políticas do espaço público modificam também a maneira como alguns dos filmes são recebidos. O segundo, o engate, vai em direção complementar, do público ao filme, buscando compreender quais pontos de contato e de identificação são acionados entre os longas-metragens e suas audiências. O terceiro, a rede de ruídos, foi construído ao abordar o conjunto crítico dos objetos audiovisuais, as comunidades que mobilizam e as interpretações muitas vezes em conflito em suas circulações. O mapeamento de uma série relevante de obras nos conduziu à percepção de que há um processo de mediação e midiatização dos filmes que faz com que o cinema chegue a outras mídias e a uma ampla esfera crítica. Como hipótese, essas reverberações nos levaram a considerar os objetos audiovisuais como ferramentas do político nos debates que ocorrem no espaço público. Para isso, nos propusemos a olhar mais atentamente para quatro longasmetragens: Praia do Futuro (Karim Aïnouz, 2014), Que horas ela volta? (Anna Muylaert, 2015), Aquarius (Kleber Mendonça Filho, 2016) e Vazante (Daniela Thomas, 2017). A partir deles e de suas repercussões, observamos os filmes como objetos culturais em constante disputa, em diálogo com seus contextos e seus públicos.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Audiovisual culture
Brazilian cinema
Circulation
Interpretative communities
Policy
Resumé en anglais
This thesis analyzes the political and social elements in Brazilian cinema between 2012 and 2018 by examining three aspects: production, considering the increase in public funding for audiovisual projects in this period; recurring themes, specifically the intimate portrayal of political and social issues; and circulation, in that the countrys social and political changes have impacted the organization of public space and, consequently, the reception of artworks in the period. To do this, the study proposes three theoretical and methodological operators: first, anchoring, which maps the works in their web of circulation while examining how political changes to public space also influence the way in which some of the films are received. The second, coupling, takes on the audiences perspective of these films in seeking to understand the points of contact and identification that are activated between them. The third, the network of reverberating, was constructed by examining this essential set of audiovisual artefacts, the communities they mobilize, and their interpretations which are often in conflict with their contexts of circulation. Mapping a relevant series of works led us to perceive that there is a process of mediation and mediatization of films that causes cinema to impact other media and a broader critical sphere. As a hypothesis, these reverberations led us to consider audiovisual artefacts as political tools in debates that take place in public space. We propose to closely examine four feature films: Praia do Futuro (Future Beach, Karim Aïnouz, 2014), Que Horas Ela Volta? (The Second Mother, Anna Muylaert, 2015), Aquarius (Kleber Mendonça Filho, 2016) and Vazante (Daniela Thomas, 2017). In these and their repercussions, we observe the films as cultural objects in constant debate and in dialogue with their contexts and their audiences.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-09-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.