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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-13092022-151547
Documento
Autor
Nome completo
Eduardo Paschoal de Sousa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Soares, Rosana de Lima (Presidente)
Figueiredo, Vera Lúcia Follain de
Morettin, Eduardo Victorio
Paiva, Samuel José Holanda de
Rocha, Rosamaria Luiza de Melo
Título em português
O cinema brasileiro como ferramenta do político: ancoragens, engates e redes de ruídos em obras de 2012 a 2018
Palavras-chave em português
Cinema brasileiro
Circulação crítica
Comunidades de interpretação
Cultura audiovisual
Política
Resumo em português
Esta tese tem como objetivo analisar a presença do político e do social no cinema brasileiro recente, de 2012 a 2018. Considera, para isso, três dimensões das obras: sua produção, com o aumento das políticas públicas de financiamento à atividade audiovisual nos últimos anos; as temáticas recorrentes do período, ao retratar o político e o social por meio das intimidades; e a circulação, na maneira como as mudanças sociais e políticas do país impactaram também na organização do espaço público e, consequentemente, na recepção das obras no período. Para isso, o estudo propõe três operadores teóricos e metodológicos: o primeiro deles, a ancoragem, mapeia o contato da obra com seu contexto de circulação, e como as mudanças políticas do espaço público modificam também a maneira como alguns dos filmes são recebidos. O segundo, o engate, vai em direção complementar, do público ao filme, buscando compreender quais pontos de contato e de identificação são acionados entre os longas-metragens e suas audiências. O terceiro, a rede de ruídos, foi construído ao abordar o conjunto crítico dos objetos audiovisuais, as comunidades que mobilizam e as interpretações muitas vezes em conflito em suas circulações. O mapeamento de uma série relevante de obras nos conduziu à percepção de que há um processo de mediação e midiatização dos filmes que faz com que o cinema chegue a outras mídias e a uma ampla esfera crítica. Como hipótese, essas reverberações nos levaram a considerar os objetos audiovisuais como ferramentas do político nos debates que ocorrem no espaço público. Para isso, nos propusemos a olhar mais atentamente para quatro longasmetragens: Praia do Futuro (Karim Aïnouz, 2014), Que horas ela volta? (Anna Muylaert, 2015), Aquarius (Kleber Mendonça Filho, 2016) e Vazante (Daniela Thomas, 2017). A partir deles e de suas repercussões, observamos os filmes como objetos culturais em constante disputa, em diálogo com seus contextos e seus públicos.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Audiovisual culture
Brazilian cinema
Circulation
Interpretative communities
Policy
Resumo em inglês
This thesis analyzes the political and social elements in Brazilian cinema between 2012 and 2018 by examining three aspects: production, considering the increase in public funding for audiovisual projects in this period; recurring themes, specifically the intimate portrayal of political and social issues; and circulation, in that the countrys social and political changes have impacted the organization of public space and, consequently, the reception of artworks in the period. To do this, the study proposes three theoretical and methodological operators: first, anchoring, which maps the works in their web of circulation while examining how political changes to public space also influence the way in which some of the films are received. The second, coupling, takes on the audiences perspective of these films in seeking to understand the points of contact and identification that are activated between them. The third, the network of reverberating, was constructed by examining this essential set of audiovisual artefacts, the communities they mobilize, and their interpretations which are often in conflict with their contexts of circulation. Mapping a relevant series of works led us to perceive that there is a process of mediation and mediatization of films that causes cinema to impact other media and a broader critical sphere. As a hypothesis, these reverberations led us to consider audiovisual artefacts as political tools in debates that take place in public space. We propose to closely examine four feature films: Praia do Futuro (Future Beach, Karim Aïnouz, 2014), Que Horas Ela Volta? (The Second Mother, Anna Muylaert, 2015), Aquarius (Kleber Mendonça Filho, 2016) and Vazante (Daniela Thomas, 2017). In these and their repercussions, we observe the films as cultural objects in constant debate and in dialogue with their contexts and their audiences.
 
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Data de Publicação
2022-09-13
 
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