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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2013.tde-12092013-154104
Documento
Autor
Nome completo
Damyler Ferreira Cunha
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Mendes, Eduardo Simões dos Santos (Presidente)
Miranda, Suzana Reck
Soares, Rosana de Lima
Título em português
O som e as suas dimensões concretas e subjetivas nos filmes de Lucrecia Martel
Palavras-chave em português
escuta acusmática
Esquecimento
Poética de Lucrecia Martel
Resumo em português
A dissertação é dividida em duas partes. A primeira consiste em um estudo sobre a noção de escuta acusmáticano cinema, levando em conta suas origens eletroacústicas e algumas de suas aplicações na ecologia acústica e na teoria cinematográfica. O enfoque privilegia as definições formuladas pelos teóricos, Pierre Schaeffer nos anos 50, Murray Schafer nos anos 70 e Michel Chion entre os anos 80 a 2000. A segunda parte da dissertação, mais fincada na análise fílmica, aborda alguns elementos da poética de Lucrecia Martel, dentre eles apontamos o uso do som para representação do tempo e de figurações do corpo. Designamos um conjunto de estados sensoriais e do pensamento como a fadiga, o cansaço, o esgotamento, o esquecimento e a inércia que ocupam um ponto importante em relação às análises dos filmes de Lucrecia Martel, apontadas por alguns críticos do cinema argentino.
Título em inglês
Sound and its concrete and subjective dimensions in Lucrecia Martel's films
Palavras-chave em inglês
Acousmatic listening
Forgetfulness
Lucrecia Martel's poetics
Resumo em inglês
The thesis is divided in two parts. The first one investigates the concept of acousmatic listening as applied to film practice, taking into account its eletroacoustic origins and some of its extensions to film theory and acoustic ecology. The approach privileges the definitions presented by theorists Pierre Schaeffer in the 1950s, Murray Schafer in the 70s and Michel Chion from the 80's to 2000. The second part, concentrated on film analysis, discusses some elements of Lucrecia Martel poetics, among which the use of sound is pointed out for representations of time and body figurations. A set of sensorial and thought states is designated, including fatigue, tiredness, exhaustion, forgetfulness and inertia, that play an important role regarding the analysis of Lucrecia Martel's films, as pointed out by some critics of the new Argentinean cinema.
 
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Data de Publicação
2013-09-13
 
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