Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2013.tde-12092013-154104
Document
Auteur
Nom complet
Damyler Ferreira Cunha
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Mendes, Eduardo Simões dos Santos (Président)
Miranda, Suzana Reck
Soares, Rosana de Lima
Titre en portugais
O som e as suas dimensões concretas e subjetivas nos filmes de Lucrecia Martel
Mots-clés en portugais
escuta acusmática
Esquecimento
Poética de Lucrecia Martel
Resumé en portugais
A dissertação é dividida em duas partes. A primeira consiste em um estudo sobre a noção de escuta acusmáticano cinema, levando em conta suas origens eletroacústicas e algumas de suas aplicações na ecologia acústica e na teoria cinematográfica. O enfoque privilegia as definições formuladas pelos teóricos, Pierre Schaeffer nos anos 50, Murray Schafer nos anos 70 e Michel Chion entre os anos 80 a 2000. A segunda parte da dissertação, mais fincada na análise fílmica, aborda alguns elementos da poética de Lucrecia Martel, dentre eles apontamos o uso do som para representação do tempo e de figurações do corpo. Designamos um conjunto de estados sensoriais e do pensamento como a fadiga, o cansaço, o esgotamento, o esquecimento e a inércia que ocupam um ponto importante em relação às análises dos filmes de Lucrecia Martel, apontadas por alguns críticos do cinema argentino.
Titre en anglais
Sound and its concrete and subjective dimensions in Lucrecia Martel's films
Mots-clés en anglais
Acousmatic listening
Forgetfulness
Lucrecia Martel's poetics
Resumé en anglais
The thesis is divided in two parts. The first one investigates the concept of acousmatic listening as applied to film practice, taking into account its eletroacoustic origins and some of its extensions to film theory and acoustic ecology. The approach privileges the definitions presented by theorists Pierre Schaeffer in the 1950s, Murray Schafer in the 70s and Michel Chion from the 80's to 2000. The second part, concentrated on film analysis, discusses some elements of Lucrecia Martel poetics, among which the use of sound is pointed out for representations of time and body figurations. A set of sensorial and thought states is designated, including fatigue, tiredness, exhaustion, forgetfulness and inertia, that play an important role regarding the analysis of Lucrecia Martel's films, as pointed out by some critics of the new Argentinean cinema.
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Date de Publication
2013-09-13
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