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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2016.tde-12012016-100651
Documento
Autor
Nome completo
Alexandre Wahrhaftig
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Borges, Cristian da Silva (Presidente)
Matos, Yanet Aguilera Viruez Franklin de
Xavier, Ismail Norberto
Título em português
Tensionamentos da ficção em Cópia fiel de Abbas Kiarostami
Palavras-chave em português
Abbas Kiarostami
Cópia fiel
ficção
real
Resumo em português
O filme Cópia fiel (2010), de Abbas Kiarostami, configura um objeto estranho dentro da filmografia desse autor iraniano. Ao mesmo tempo que muito dialoga com questões já apresentadas em trabalhos anteriores do diretor, o filme marca uma ruptura, indica um novo caminho. Se sua obra continuamente explorou os cruzamentos entre ficção e realidade, Cópia fiel, por sua vez, parece mergulhar na ficção sem se referir a uma realidade que lhe seja exterior ou contígua. A dramaturgia e as construções formais do filme (enquadramentos, montagem, mise en scène) elaboram uma reflexão conceitual sobre a própria ideia de ficção e representação artística, explorando os conceitos-chave da obra: cópias e originais. Esta dissertação busca, através da análise fílmica, investigar tais procedimentos do filme que competem para tensionar a própria ideia de ficção cinematográfica. Dividimos nosso percurso em três partes para dar conta de distintos aspectos da ficção que o filme aborda, sintetizados nos termos palco, espelho e janela. O palco representa o ponto em que a ficção se coloca como evidentemente separada da realidade: lugar de paradoxos e de fricções entre ator e personagem. O espelho representa as infinitas repetições e duplicações da estrutura do filme e a relação de identificação-projeção do espectador com a obra. Por fim, a janela explora o viés realista do filme, sua vocação "transparente", problematizando a possibilidade de se acessar um determinado real, o original de todas as cópias.
Título em inglês
Tensioning fiction: Certified copy by Abbas Kiarostami
Palavras-chave em inglês
Abbas Kiarostami
Certified copy
fiction
real
Resumo em inglês
The film Certified copy (2010), by Abbas Kiarostami, is a strange object within his filmography. It continues to work on issues presented in the director's prior works, but it also represents a rupture, indicating a new path. His works continually explored the entanglements between fiction and reality, whereas Certified copy seems to abolish any perspective on an exterior reality to the film's fiction. The dramaturgy and the formal constructions of the film (framings, montage, mise en scène) build a conceptual reflection on the very idea of fiction and artistic representation, exploring key-concepts of the work, such as copies and originals. This dissertation intends to investigate through filmic analyses the procedures that tension the notion of cinematic fiction. The text is divided in three parts, each of them aiming at a particular aspect of the fiction explored by the movie, each compressed into one symbolic notion: stage, mirror and window. The stage represents the strict division between reality and fiction: a place of paradoxes and frictions between the actors and their characters. The mirror investigates the infinite repetitions and duplications within the film structure, and also the spectator's process of projection and identification. Finally, the window explores the realistic aspect of the film, its "transparent" vocation, questioning the possibility of a true access of the real, the original to every copy.
 
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Data de Publicação
2016-01-12
 
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