• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-11072023-150436
Documento
Autor
Nombre completo
Lyara Luísa de Oliveira Alvarenga
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Fernandes, Patrícia Moran (Presidente)
Bastos, Marcus Vinicius Fainer
Borges, Rosane da Silva
Rosa, Almir Antonio
Salles, Cecília Almeida
Título en portugués
Da janela ao oceano virtual: deslocamentos e expansão da imagem audiovisual na contemporaneidade
Palabras clave en portugués
audiovisual imersivo
diáspora africana
enquadramento
imagem expandida
vídeo 360
Resumen en portugués
A tese apresenta uma investigação sobre estratégias de criação de conteúdos audiovisuais imersivos. Para investigar essas questões, propomos uma pesquisa prático-teórica que se realiza na forma da obra experimental DIASPORÁTICAS, uma experiência imersiva que trata de questões inferentes aos traumas causados pelos deslocamentos ocasionados no contexto da diáspora africana. DIASPORÁ- TICAS é uma criação audiovisual produzida com a tecnologia de vídeo 360, a partir desse processo, analisamos a estratégia de uso tradicional do enquadramento cinematográfico e a sua reconfiguração em conteúdos nos quais as imagens extrapolam os limites da tela e a referência espacial do quadro/janela. Desenvolvemos uma ponderação sobre a imagem imersiva ampla, panorâmica onde o deslocamento do usuário que participa da experiência compõe a imagem experienciada. A principal reflexão proposta na obra é uma interposição de duas estratégias diferentes para inferirmos a respeito da intersecção entre a forma/tecnologia da obra e seu conteúdo. O deslocamento diaspórico, tratado no tema da obra, e o deslocamento sensorial e cognitivo proposto pela tecnologia de realidade virtual são abordados como rima poética. A partir da realização da obra, da pesquisa bibliográfica, da pesquisa de campo e observação de outras obras atuais, compomos um conteúdo que busca propor um questionamento sobre as estratégias de elaboração e criação estética em conteúdos audiovisuais imersivos. Estratégias que propõe uma relação de imersão no campo imagético. Táticas que não são completamente inéditas mas que, com o avanço do desenvolvimento de tecnologias digitais, proporcionam uma multiplicidade cada vez mais eficiente de criação de ambientes imersivos. Despontam possibilidades criativas que conduzem a produção de imagens no campo do audiovisual a um lugar mais próximo do sensorial e corpóreo onde a referência da tela e consequentemente do enquadramento deixa de ter o peso simbólico estrutural que historicamente se constituiu na condução das estratégias de criação.
Título en inglés
From the Window to the Virtual Ocean: Displacements and expansions of the audiovisual image in contemporary times.
Palabras clave en inglés
360 video
African diaspora
expanded image
framing
immersive audiovisual
Resumen en inglés
The thesis presents an investigation into immersive audiovisual content creation strategies. In order to investigate these questions, we propose a practical-theoretical research in the form of the experimental audiovisual video entitled DIASPORÁTICAS, an immersive experience that deals with questions inferring to the traumas caused by the displacements in the context of the African diaspora. DIASPORÁTICAS is an audiovisual creation produced with 360 video technology. Based on this process, we analyze the strategy of the traditional use of cinematographic framing and its reconfiguration in audiovisual contents in which the images go beyond the limits of the screen and the spatial reference of the frame/window . We developed a reflection on the wide, panoramic immersive image where the displacement of the user who participates in the experience composes the experienced image. The main reflection proposed in the work is an interposition of two different strategies to infer about the intersection between the form/technology of the work and its content. The diasporic displacement, treated in the theme of the work, and the sensory and cognitive displacement proposed by virtual reality technology are approached as a poetic rhyme. From the conception of this work, to bibliographical research, field research and observation of other current works, we create content that seeks to place questions about the strategies of elaboration and aesthetic creation in immersive audiovisual content. Strategies that propose an immersion relationship in the imagery field. Tactics that are not completely new but, with the development of digital technologies, provide an increasingly efficient diversity in immersive environments creation. Emerging creative possibilities that lead the production of images in the audiovisual field to a place closer to the sensorial and corporeal, where the reference of the screen and, consequently, of the framing, ceases to have the structural symbolic weight that historically constituted itself in the conduction of creation strategies.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-07-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.