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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-11072023-145925
Documento
Autor
Nome completo
Luara Dal Chiavon
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Sousa, Mauro Wilton de (Presidente)
Boas, Rafael Litvin Villas
Silva, Dácia Ibiapina da
Título em português
O sujeito coletivo do fazer fílmico na produção audiovisual do MST
Palavras-chave em português
Documentário
Movimento Social
MST
Representação
Sujeito Coletivo
Resumo em português
O fazer fílmico se coloca como uma forma de representação e disputa de hegemonia em nossa sociedade. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é o maior movimento social da América Latina e um dos mais longevos, pretendo aqui, analisar a produção audiovisual dos sujeitos que o fazem a partir da margem, em geral longe das instituições cinematográficas e dos meios de difusão tradicionais. Nesse caso, a produção oficial do movimento se dá a partir da construção de um Sujeito Coletivo, é a partir deste sujeito que faço uma análise comparativa entre o vídeo do 4º e do 5º Congresso Nacional do MST, sua maior instância organizativa. O primeiro vídeo é realizado por amigos/as do movimento, o segundo é produzido pelo próprio movimento, quais são as mudanças estéticas que apontam mudanças nessa produção? O que a linguagem construída nos diz sobre o próprio movimento?
Título em inglês
The collective subject of filmmaking within MST audiovisual production
Palavras-chave em inglês
Collective Subject
Documentary
MST
Representation
Social Movement
Resumo em inglês
Filmmaking is a form of representation and a battle for hegemony in our society. The Landless Worker's Movement (MST) is Latin America's most significant social movement and has thirty-eight years of progressive history. I analyze the movement's audiovisual production led by marginalized voices independent of cinematographic institutions, media, and mainstream diffusion. The movement production reveals the construction of a Collective Subject. In this study, I compare the video of the 4th and 5th National Congress of the MST, the highest organizational instance. The movement allies produced the first video, and the movement produced the second one. What are the aesthetic changes between both productions? What does the film language tell us about the movement itself?
 
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Data de Publicação
2023-07-11
 
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