• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-10072018-152739
Documento
Autor
Nombre completo
Geórgia Cynara Coelho de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Vicente, Eduardo (Presidente)
Carrasco, Claudiney Rodrigues
Guerrini Junior, Irineu
Mendes, Eduardo Simões dos Santos
Nogueira, Lisandro Magalhaes
Título en portugués
Para ver e ouvir: A música de André Abujamra no cinema brasileiro
Palabras clave en portugués
André Abujamra
Audiovisual
Cinema brasileiro
Música
Trilhas musicais
Resumen en portugués
O presente trabalho visa investigar a contribuição do compositor, instrumentista, ator e artista multimídia André Abujamra ao cinema brasileiro no que tange à composição de trilhas sonoras musicais e à articulação destas com os filmes a que se dirigem. A ideia foi abordar o percurso do artista no cinema a partir de sua estreia em longas-metragens ficcionais, no início da Retomada do cinema brasileiro (1995), buscando a relação entre seu processo criativo, a diversidade de referências musicais e a atuação multifacetada no campo das artes para verificar as características de sua assinatura musical cinematográfica. Neste sentido, fizemos o exercício de uma análise fílmica com foco no som e em suas articulações com a imagem, relacionando a música de André Abujamra tanto a outros elementos sonoros constituintes dos filmes de que participa como compositor - canções preexistentes, ruídos, diálogos, efeitos de silêncio e outros - , quanto aos diversos elementos visuais - fotografia, planos, movimentos de câmera, cenários, montagem e outros. Almejamos, ainda, conhecendo a trajetória de Abujamra e as relações extrafílmicas entre sua música e os diferentes contextos e condições de composição e produção musical para discos e filmes, compreender o lugar do compositor no processo de realização cinematográfica no Brasil. Propomos uma análise estética e contextual das obras cinematográficas ficcionais em longa-metragem com trilha musical assinada por Abujamra, articulada à sua biografia e às formulações teóricas brasileiras e estrangeiras relacionadas ao som e à música de cinema.
Título en inglés
Watching and listening: André Abujamra's music in brazilian cinema
Palabras clave en inglés
André Abujamra
Audiovisual
Brazilian cinema
Film score
Music
Resumen en inglés
This study aims to investigate the contribution of the composer, instrumentalist, actor and multimedia artist André Abujamra to brazilian cinema, in reference of the composition of musical soundtracks and its articulation with films they were created for. It was intended to approach the artist's career in film from his debut in fictional feature films at the beginning of 'Retomada' of brazilian cinema (1995), looking for the relationship between the creative process, the diversity of musical references and multifaceted activities in the arts, to verify the characteristics of his film scoring signature. It was an exercise of a film analysis focused on sound and its joints with the image, by relating André Abujamra scores both to other sound elements of the films in which he participates as a composer - pre-existing songs, noises, dialogues, silence effects and others - and to the various visual elements of those films - photography, plans, camera movements, scenarios, film editing and others. From knowing Abujamra's carreer and extra-filmic relations between his music and the different contexts and conditions of composition and production for records and films, this study also aims to understand the place of the composer in the filmmaking process in Brazil. It proposes an aesthetic and contextual analysis of fictional feature films whose scores are signed by Abujamra, linked to his biography and Brazilian and foreign theoretical formulations about film sound and music.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-07-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.