• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-09062022-140855
Documento
Autor
Nombre completo
Renato Trevizano dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Mello, Cecilia Antakly de (Presidente)
Silva, Denilson Lopes
Vieira Junior, Erly Milton
Título en portugués
Os estranhos corpos de Cristo: reflexões sobre mito, cinema e arte queer a partir de Pasolini, Jarman e Rodrigues
Palabras clave en portugués
Cinema contemporâneo
Cinema queer
Derek Jarman
João Pedro Rodrigues
Pier Paolo Pasolini
Resumen en portugués
A pesquisa investiga centralmente três filmes: O Evangelho segundo São Mateus (1964, Pier Paolo Pasolini), O Jardim (1990, Derek Jarman) e O ornitólogo (2016, João Pedro Rodrigues). A partir deles, questões em torno das reinvenções do mito cristão no cinema e na arte queer serão abordadas, expandindo-se o olhar para uma coleção de obras a trabalharem nos interstícios do sensual e do sagrado. Referências teóricas em torno de Pasolini, Jarman e Rodrigues se somam a considerações do campo da filosofia, a respeito de sexualidades, gêneros e religiosidades. Feito um panorama histórico e estético da questão, chegamos à contemporaneidade de que partem nossas inquietações, movidas por algumas experiências artísticas e políticas a ocorrerem em solo brasileiro nos últimos anos, desde performances públicas a videoclipes musicais muito instigantes. Tal momento reforça a importância de se ter em conta a história de resistência da arte queer e do movimento LGBTQIA+ ao longo das décadas, sempre ativando instabilidades na norma, a partir da potência mesma do corpo e abertos, atirados ao futuro.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Contemporary cinema
Derek Jarman
João Pedro Rodrigues
Pier Paolo Pasolini
Queer cinema
Resumen en inglés
The research centrally investigates three films: The Gospel According to St. Matthew (1964, Pier Paolo Pasolini), The Garden (1990, Derek Jarman) and The Ornithologist (2016, João Pedro Rodrigues). From them, questions around the reinventions of the Christian myth in cinema and queer art will be addressed, expanding the look to a collection of works in the interstices between the sensual and the sacred. Theoretical references around Pasolini, Jarman and Rodrigues are added to considerations from the field of philosophy regarding sexualities, genders and religiosities. Having made a historical and aesthetic overview of the issue, we arrive at the contemporaneity , from which our restlessness start, driven by some artistic and political experiences that have taken place in Brazil in recent years, from public performances to very thought-provoking music videos. This moment reinforces the importance of taking into account the history of resistance of queer art and the LGBTQIA+ movement over the decades, always activating instabilities in the norm, from the very power of the body and open, thrown towards the future.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-06-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.