• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-09032021-232743
Document
Auteur
Nom complet
Marina da Costa Campos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Machado Junior, Rubens Luis Ribeiro (Président)
Campo, Mônica Brincalepe
Carneiro, Silvio Ricardo Gomes
Fabbrini, Ricardo Nascimento
Mantecon, Alvaro Vazquez
Titre en portugais
Suspensões do tempo: o superoitismo experimental no Brasil e no México na década de 1970
Mots-clés en portugais
1968
Brasil
Contracultura
México
Superoitismo
Resumé en portugais
Esta tese é um estudo comparativo que visa aproximar as produções experimentais realizadas em Super-8 no Brasil e no México na década de 1970, a partir da articulação entre pesquisa histórica e análise fílmica de três curtas-metragens de cada país. Do Brasil analisamos Funeral para a década de brancas nuvens (Geneton Moraes Neto, 1979), Exposed (Edgard Navarro, 1978) e Explendor do Martírio (Sérgio Péo, 1974). Do México, examinamos Mi casa de altos techos (David Celestinos, 1970), La segunda primera matriz (Alfredo Gurrola, 1972) e Ah, ¿verdá? (Sergio García, 1973). Levando em consideração os diferentes processos históricos e a singularidade do movimento superoitista de cada território, é possível identificar as convergências formais e temáticas que os filmes apresentam como a opção pela linguagem experimental, a recorrência à ironia e à metáfora, e uma leitura crítica sobre a sociedade e a cultura de seu tempo. As obras aqui escolhidas abordam, direta ou indiretamente, as reverberações da década de 1960, em especial o ano de 1968: a implementação do Ato Institucional nº5, AI-5, no Brasil; o massacre dos estudantes em Tlatelolco, no México; as manifestações do movimento estudantil na França e a emergência da contracultura. A partir desta perspectiva, pretende-se pensar como a produção superoitista nesses dois países caracteriza-se como um regime de representação que revela as contradições sociais, culturais e políticas de sua época. A investigação conclui que tanto no México como no Brasil, o Super-8 experimental atua como um registro de visualidade histórica de uma suspensão do tempo, em que o desencanto atua como elemento emblemático na relação que esta geração estabelece com o seu passado (o desejo de rompimento e a nostalgia), seu presente (a (des)obediência) e seu futuro (a utopia e a desilusão).
Titre en anglais
Suspensions of time: experimental super-8 mm film in Brazil and Mexico in the 1970s
Mots-clés en anglais
1968
Brazil
Counterculture
Mexico
Super 8 mm film
Resumé en anglais
This thesis is a comparative study of experimental super 8 movies from the 1970s made in Brazil and Mexico, articulating historical research and film analysis. Six short films were selected, three from each country: from Brazil: Funeral para a década de brancas nuvens (Geneton Moraes Neto, 1979), Exposed (Edgard Navarro, 1978), and Explendor do Martírio (Sérgio Péo, 1974); from Mexico: Mi casa de alta techos (David Celestinos, 1970), La segunda primera matriz (Alfredo Gurrola, 1972), and Ah, ¿verdá? (Sergio García, 1973). It is possible to identify formal and thematic convergences between the films, as the use of experimental style, the recurrence of irony and metaphor, and a critical reading about the society and the culture of its time, even considering the different historical processes and the uniqueness of the super-8 movement in each territory. The titles chosen approach directly or indirectly the reverberations of the 1960s, especially 1968: the implementation of Institutional Act nº 5, AI-5, in Brazil; the massacre in Tlatelolco in Mexico; and the student's movement in France. From this perspective, the thesis intends to think about how super-8 production in these two countries is characterized as a regime of representation that reveals the social, cultural, and political contradictions of its time. This investigation reaches the following conclusion: both in Mexico and Brazil, the experimental super-8 acts as an audiovisual historical record of a suspension of time, in which disenchantment operates an emblematic element as that generation establishes a connection between its past (the desire to break free and nostalgia), present ((dis)obedience) and future (utopia and disillusion).
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-03-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.