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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-09032021-232743
Documento
Autor
Nome completo
Marina da Costa Campos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Machado Junior, Rubens Luis Ribeiro (Presidente)
Campo, Mônica Brincalepe
Carneiro, Silvio Ricardo Gomes
Fabbrini, Ricardo Nascimento
Mantecon, Alvaro Vazquez
Título em português
Suspensões do tempo: o superoitismo experimental no Brasil e no México na década de 1970
Palavras-chave em português
1968
Brasil
Contracultura
México
Superoitismo
Resumo em português
Esta tese é um estudo comparativo que visa aproximar as produções experimentais realizadas em Super-8 no Brasil e no México na década de 1970, a partir da articulação entre pesquisa histórica e análise fílmica de três curtas-metragens de cada país. Do Brasil analisamos Funeral para a década de brancas nuvens (Geneton Moraes Neto, 1979), Exposed (Edgard Navarro, 1978) e Explendor do Martírio (Sérgio Péo, 1974). Do México, examinamos Mi casa de altos techos (David Celestinos, 1970), La segunda primera matriz (Alfredo Gurrola, 1972) e Ah, ¿verdá? (Sergio García, 1973). Levando em consideração os diferentes processos históricos e a singularidade do movimento superoitista de cada território, é possível identificar as convergências formais e temáticas que os filmes apresentam como a opção pela linguagem experimental, a recorrência à ironia e à metáfora, e uma leitura crítica sobre a sociedade e a cultura de seu tempo. As obras aqui escolhidas abordam, direta ou indiretamente, as reverberações da década de 1960, em especial o ano de 1968: a implementação do Ato Institucional nº5, AI-5, no Brasil; o massacre dos estudantes em Tlatelolco, no México; as manifestações do movimento estudantil na França e a emergência da contracultura. A partir desta perspectiva, pretende-se pensar como a produção superoitista nesses dois países caracteriza-se como um regime de representação que revela as contradições sociais, culturais e políticas de sua época. A investigação conclui que tanto no México como no Brasil, o Super-8 experimental atua como um registro de visualidade histórica de uma suspensão do tempo, em que o desencanto atua como elemento emblemático na relação que esta geração estabelece com o seu passado (o desejo de rompimento e a nostalgia), seu presente (a (des)obediência) e seu futuro (a utopia e a desilusão).
Título em inglês
Suspensions of time: experimental super-8 mm film in Brazil and Mexico in the 1970s
Palavras-chave em inglês
1968
Brazil
Counterculture
Mexico
Super 8 mm film
Resumo em inglês
This thesis is a comparative study of experimental super 8 movies from the 1970s made in Brazil and Mexico, articulating historical research and film analysis. Six short films were selected, three from each country: from Brazil: Funeral para a década de brancas nuvens (Geneton Moraes Neto, 1979), Exposed (Edgard Navarro, 1978), and Explendor do Martírio (Sérgio Péo, 1974); from Mexico: Mi casa de alta techos (David Celestinos, 1970), La segunda primera matriz (Alfredo Gurrola, 1972), and Ah, ¿verdá? (Sergio García, 1973). It is possible to identify formal and thematic convergences between the films, as the use of experimental style, the recurrence of irony and metaphor, and a critical reading about the society and the culture of its time, even considering the different historical processes and the uniqueness of the super-8 movement in each territory. The titles chosen approach directly or indirectly the reverberations of the 1960s, especially 1968: the implementation of Institutional Act nº 5, AI-5, in Brazil; the massacre in Tlatelolco in Mexico; and the student's movement in France. From this perspective, the thesis intends to think about how super-8 production in these two countries is characterized as a regime of representation that reveals the social, cultural, and political contradictions of its time. This investigation reaches the following conclusion: both in Mexico and Brazil, the experimental super-8 acts as an audiovisual historical record of a suspension of time, in which disenchantment operates an emblematic element as that generation establishes a connection between its past (the desire to break free and nostalgia), present ((dis)obedience) and future (utopia and disillusion).
 
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Data de Publicação
2021-03-10
 
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