• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-09032017-104856
Documento
Autor
Nome completo
Kim Wilheim Doria
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Machado Junior, Rubens Luis Ribeiro (Presidente)
Arantes, Paulo Eduardo
Xavier, Ismail Norberto
Título em português
O horror não está no horror: cinema de gênero, anos Lula e luta de classes no Brasil
Palavras-chave em português
Anos Lula
Arte e política
Cinema brasileiro contemporâneo
Gêneros cinematográficos
História da crítica
Resumo em português
Este trabalho se propõe a interpretar o diálogo travado por obras do cinema brasileiro contemporâneo com o repertório do cinema de gênero. A partir de questões suscitadas pela análise fílmica de obras como O invasor (Beto Brant, 2002) e Trabalhar cansa (Juliana Rojas e Marco Dutra, 2011), procura-se refletir sobre o discurso totalizador operado formalmente no cinema contemporâneo de ficção, os valores canônicos de nossa tradição crítica e sua relação com os gêneros cinematográficos e sobre a dinâmica sociopolítica na história recente do país.
Título em inglês
Horror is not in horror: Movie Genre, Lula Years and Class Struggle in Brazil.
Palavras-chave em inglês
Art and politics
Contemporary Brazilian cinema
Film genres
History of criticism
Lula Years
Resumo em inglês
This work aims to interpret the dialogue made by works of contemporary Brazilian cinema with the repertoire of genre cinema. As from issues raised by film analysis of works such as The Trespasser (Beto Brant, 2002) and Hard Labour (Juliana Rojas and Marco Dutra, 2011), it seeks to reflect on the totalizing discourse formally operated in the contemporary fiction cinema, on the canonical values of our critical tradition and its relation to film genres and on the socio-political dynamics in Brazil's recent history.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
KIMWILHEIMDORIA.pdf (1.30 Mbytes)
Data de Publicação
2017-03-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.