• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-09012023-122204
Document
Auteur
Nom complet
Cláudio Augusto Ferreira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Mello, Cecilia Antakly de (Président)
Andrade, Mario Celso Ramiro de
Cánepa, Laura Loguercio
Cordaro, Madalena Natsuko Hashimoto
Hamburger, Esther Imperio
Titre en portugais
O cinema japonês de cunho sobrenatural: história, características e principais temas
Mots-clés en portugais
Cinema fantástico
Cinema japonês
História do Cinema
Intermidialidade
Intertextualidade
Resumé en portugais
Esta tese aborda a extensão e a profundidade com que o teatro tradicional do Japão, em conjunto com outras artes, determinou o cinema japonês de cunho sobrenatural em seus primórdios e continua a influenciá-lo até hoje. Para isso, fundou-se numa investigação ampla e exaustiva das narrativas japonesas de cunho sobrenatural desde que o Japão importou a escrita, de forma a conseguir explicitar valores espelhados neste gênero ficcional e algumas das redes intertextuaisintermidiais que o constituem. Como resultado dessa pesquisa, produziu-se uma História do cinema japonês de cunho sobrenatural permeada por análises diacrônicas entre os filmes e outros elementos de uma mesma rede intermidial-intertextual. Este estudo também tornou viável fundamentar a hipótese de que a notória discrepância na cultura japonesa do número de personagens femininos de cunho sobrenatural em relação aos do gênero masculino se deve ao elevado grau de intermidialidade e de intertextualidade das artes japonesas, o qual permitiu que valores religiosos originalmente enraizados nas narrativas do período Heian (7941185), Kamakura (11851333) e Muromachi (13331573) atravessassem os séculos e se tornassem parte integrante do cinema japonês de cunho sobrenatural desde seu início até os dias de hoje. A tese dedica-se primeiramente à investigação de conceitos necessários para a definição de nosso objeto de estudo: adaptação, intertextualidade, intermidialidade, o sobrenatural e os gêneros ficcionais dos quais o sobrenatural é elemento constitutivo. A partir daí, observam-se as transformações formais pelas quais passou o cinema japonês desde seus primórdios até o presente, passando pela Segunda Grande Guerra e o período de Ocupação Americana, e mostrase até que ponto o cinema japonês de cunho sobrenatural permanece como tradição narrativa independente do modelo dominante do cinema americano, apresentando também algumas de suas características distintivas. Paralelamente à confecção da tese, foi elaborada uma filmografia contendo, à exceção de animações e documentários, todos os filmes japoneses de cunho sobrenatural que conseguimos identificar durante a pesquisa que foram exibidos publicamente em salas de cinema (ou de teatro) de 1899 a 2021. Esta filmografia encontra-se em forma de planilha nos Apêndices ao final da tese e pode também ser acessada nos sites https://www.obakezuki.com e https: //www.obakezuki.com.br.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Fantastic cinema
Film History
Intermediality
Intertextuality
Japanese cinema
Resumé en anglais
This thesis addresses the extent to which traditional Japanese theater, in conjunction with other arts, determined Japanese supernatural cinema in its early days and continues to influence it today. To do this, it was based on a broad and exhaustive research of Japanese supernatural narratives since Japan imported writing, in order to make explicit the values mirrored in this fictional genre and some of the intertextual-intermedial networks that constitute it. As a result of this research, a History of Japanese Supernatural Cinema was produced, permeated by diachronic analyses between the films and other elements of the same intermedial-intertextual network. This study also made possible to substantiate the hypothesis that the notorious discrepancy in Japanese culture of the number of supernatural female characters in relation to male characters is due to the high degree of intermediality and intertextuality of Japanese arts, which has allowed religious values originally rooted in Heian (7941185), Kamakura (11851333) and Muromachi (1333-1573) period narratives to cross the centuries and become an integral part of Japanese supernatural cinema from its inception to the present day. The thesis is firstly dedicated to the investigation of concepts necessary to define our object of study: adaptation, intertextuality, intermediality, the supernatural, and the fictional genres of which the supernatural is a constituent element. From there we will observe the formal transformations that Japanese cinema has undergone from its beginnings to the present, through World War II and the period of American occupation, and show to what extent supernatural Japanese cinema remains a narrative tradition independent of the dominant American cinema model, while also presenting some of its distinctive characteristics. Parallel to the writing of the thesis, it has been compiled a filmography containing, with the exception of animations and documentaries, all Japanese supernatural films we were able to identify during the research which were publicly shown in cinemas (or in theaters) from 1899 to 2021. This filmography can be found in spreadsheet form in the Appendices at the end of the thesis, and can also be accessed on the websites https://www.obakezuki.com and https://www.obakezuki.com.br.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-01-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.