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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-08022022-174008
Documento
Autor
Nome completo
Roney de Gouveia e Freitas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Vicente, Eduardo (Presidente)
Marin, Nadja Woczikosky
Souza, João Baptista Godoy de
Título em português
Yandê: etnomídia pela poética de uma webrádio indígena
Palavras-chave em português
etnomídia
mídia nativa
rádio indígena
Resumo em português
Esta pesquisa tem por objetivo investigar como se constitui a etnomídia indígena pela poética e meio da produção multimidiática da Rádio Yandê, autointitulada a primeira webrádio indígena do Brasil. O estudo está na compreensão de como os artistas e comunicadores indígenas elaboram suas práticas, definindo uma mídia que se diferencia como etnomídia indígena e desenvolve assim seu conceito como afirmação em oposição à mídia hegemônica. Em sua fundamentação teórica trabalha-se com os conceitos, eixos principais de nosso estudo: construção do campo intelectual indígena pela comunicação digital, fluxos comunicativos nativos e suas gerações, etnomídia indígena e o direito à autodeclaração do que se é, no direito da afirmação pela diferenciação. No sustento de nossos aportes teóricos estão autores, como Ailton Krenak, Adela Cortina, Bruno Latour, Daniel Munduruku, Davi Kopenawa Yanomami, Eduardo Viveiros de Castro, Eliane Potiguara, Gersem Baniwa, Nicole Brenez, Pierre Bourdieu, Stephen Riggins. Nosso estudo científico aborda a presença de uma ambiência etnomidiática indígena brasileira, composta por redes comunicacionais multidimensionais, dentre as quais a Rádio Yandê é parte notável dessa experiência indígena com ruptura de perspectivas teóricas binárias, visto que a tecnologia é potencialidade sublinhada a favor da perspectiva nativa que se coloca pela webrádio, como agente e como referência cultural e simbólica de instituição.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
ethnomedia
indigenous radio
native media
Resumo em inglês
This research aims to investigate how indigenous ethnomedia is constituted by the way of doing and means of the multimedia production of Rádio Yandê, self-titled the first indigenous web radio in Brazil. The study is based on the understanding of how indigenous artists and native communicators elaborate their practices, defining a media that differentiates itself as indigenous ethnomedia and thus develops its concept as an affirmation in opposition to the hegemonic media. In its theoretical foundation, the main axes of our study: construction of the indigenous intellectual field through digital communication, native communicative flows, conversations between generations, indigenous ethnomedia and the right to self-declaration of what one is, in the right of affirmation through differentiation. Supporting our theoretical contributions are authors such as Ailton Krenak, Adela Cortina, Bruno Latour, Daniel Munduruku, Davi Kopenawa Yanomami, Eduardo Viveiros de Castro, Eliane Potiguara, Gersem Baniwa, Nicole Brenez, Pierre Bourdieu, Stephen Riggins. Our scientific study addresses the presence of a Brazilian indigenous ethnomediatic ambience, composed of multidimensional communication networks, among which Rádio Yandê is a notable part of this indigenous experience with rupture of binary theoretical perspectives, since technology is an underlined potential in favor of the native perspective which is placed on the web radio, as an agent and as a cultural and symbolic reference o f an institution.
 
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Data de Publicação
2022-02-08
 
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