• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-07032017-120859
Documento
Autor
Nome completo
Caio Paganotti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Avancini, Atilio José (Presidente)
Aquino, Lívia Afonso de
Silva, Wagner Souza e
 
Título em português
Evolução e revolução do suporte fotográfico
Palavras-chave em português
arte
comunicação
fotografia
lomografia
suporte fotográfico
Resumo em português
Esta pesquisa analisa a diferença entre os suportes fotográficos ao longo da história, aprofundando-se nos existentes atualmente e identificando as distintas linguagens desenvolvidas por cada um, assim como os relacionamentos entre fotógrafo e assunto, observador e fotografia (suporte) e, também, fotógrafo e aparato fotográfico. Parte-se de uma análise histórica e contemporânea e de uma produção artística autoral para compreender a importância de cada suporte fotográfico em uso, trazendo à tona a relação entre o filme fotográfico e o suporte digital, além da condição de sobrevida que a lomografia trouxe ao filme fotográfico e sua influência no desenvolvimento de uma nova linguagem na fotografia digital. A dissertação apresenta, também, uma análise da fotografia como libertadora da própria fotografia como representação fiel da realidade.
 
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
art
communications
lomography
photographic media
photography
Resumo em inglês
This research analyzes the difference between photographic media throughout history, focusing on the current techniques and identifying different languages developed by each medium. This work also evaluates the relationship between photographer and subject, observer and photography, and photographer and photographic equipment as well. Based on a historic analysis and an authorial artistic production to understand the importance of each photographic camera currently in use, this research discusses the relationship between photographic film and digital medium, considering how lomography has contributed to the survival of photographic film and, at the same time, it has also influenced the development of new languages in digital photography. This dissertation also analyzes how photography can liberate itself from its role as a way of faithfully representation of reality.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
CAIOPAGANOTTI.pdf (4.76 Mbytes)
Data de Publicação
2017-03-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores.
CeTI-SC/STI
© 2001-2024. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.