Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2017.tde-07032017-120859
Documento
Autor
Nombre completo
Caio Paganotti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Avancini, Atilio José (Presidente)
Aquino, Lívia Afonso de
Silva, Wagner Souza e
Título en portugués
Evolução e revolução do suporte fotográfico
Palabras clave en portugués
arte
comunicação
fotografia
lomografia
suporte fotográfico
Resumen en portugués
Esta pesquisa analisa a diferença entre os suportes fotográficos ao longo da história, aprofundando-se nos existentes atualmente e identificando as distintas linguagens desenvolvidas por cada um, assim como os relacionamentos entre fotógrafo e assunto, observador e fotografia (suporte) e, também, fotógrafo e aparato fotográfico. Parte-se de uma análise histórica e contemporânea e de uma produção artística autoral para compreender a importância de cada suporte fotográfico em uso, trazendo à tona a relação entre o filme fotográfico e o suporte digital, além da condição de sobrevida que a lomografia trouxe ao filme fotográfico e sua influência no desenvolvimento de uma nova linguagem na fotografia digital. A dissertação apresenta, também, uma análise da fotografia como libertadora da própria fotografia como representação fiel da realidade.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
art
communications
lomography
photographic media
photography
Resumen en inglés
This research analyzes the difference between photographic media throughout history, focusing on the current techniques and identifying different languages developed by each medium. This work also evaluates the relationship between photographer and subject, observer and photography, and photographer and photographic equipment as well. Based on a historic analysis and an authorial artistic production to understand the importance of each photographic camera currently in use, this research discusses the relationship between photographic film and digital medium, considering how lomography has contributed to the survival of photographic film and, at the same time, it has also influenced the development of new languages in digital photography. This dissertation also analyzes how photography can liberate itself from its role as a way of faithfully representation of reality.
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-03-07