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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-06012023-174901
Documento
Autor
Nome completo
Antonio Bianchini Borduque
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Rosa, Almir Antonio (Presidente)
Mello, Christine Pires Nelson de
Prado, Gilberto dos Santos
Título em português
A Idade da Terra como database narrative
Palavras-chave em português
Cinema Recombinatório
Database Narrative
Glauber Rocha
Linguagem cinematográfica
Novas mídias
Resumo em português
Esta dissertação se propõe a investigar as experimentações narrativas e estruturais de desconstrução e descontinuidade da narrativa cinematográfica observadas em A Idade da Terra (1980), último filme do diretor de cinema Glauber Rocha, a partir do conceito de database narrative proposto por Marsha Kinder (2002, 2003). Kinder funda o conceito na convergência entre o cinema e as mídias digitais, a partir da dicotomia narrativa e database (base de dados) proposta por Manovich (2005), relacionadas respectivamente ao cinema e ao computador, como formas simbólicas opostas de organização do mundo e, portanto, de criação de sentido. As chamadas database narratives (narrativas de base de dados) têm a particularidade potencialmente subversiva de expor a arbitrariedade dos processos de seleção e combinação de seus elementos constituintes, revelando os próprios mecanismos discursivos que organizam todas as narrativas. Assenta-se a base ideológica do cinema de Glauber Rocha em um programa de construção de uma linguagem nova, inspirada nos mecanismos do inconsciente, para um cinema nacional brasileiro que seja anticolonial e em direção à uma liberdade de expressão estética, técnica e econômica. A análise encontra em A Idade da Terra o potencial subversivo da database narrative, revelando as características digitais latentes dos mecanismos narrativos do cinema exploradas de forma visionária por Glauber Rocha
Título em inglês
The Age of the Earth as a database narrative
Palavras-chave em inglês
Cinema language
Database Narrative
Glauber Rocha
New media
Recombinatory cinema
Resumo em inglês
This dissertation proposes to investigate the narrative and structural experiments of deconstruction and discontinuity observed in the filmic narrative of The Age of the Earth (1980), the last film by director Glauber Rocha, as a database narrative, a concept proposed by Marsha Kinder (2002, 2003). Kinder established the concept in the convergence between cinema and new digital media, expanding on the dichotomy narrative and database proposed by Lev Manovich (2005), respectively related to cinema and the computer, as opposing symbolic forms of organizing the world and creating meaning. Database narratives have a subversive potential as they expose the arbitrary processes of selection and combination of the elements by which theyre composed, revealing the same discursive mechanisms that organize all narratives. It settles the ideological foundation of Glauber Rochas cinema in a program to create a new brazilian cinema that is anticolonial and directed to a aesthetic, technic and economic freedom of expression. The analysis finds in The Age of the Earth the subversive potential of database narratives, revealing the digital qualities latent in the narrative mechanisms of cinema visionarily explored by Glauber Rocha.
 
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Data de Publicação
2023-01-09
 
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