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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-01032021-163229
Documento
Autor
Nome completo
Clotilde Borges Guimarães
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Fernandes, Patrícia Moran (Presidente)
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira
Laurentiz, Silvia Regina Ferreira de
Mendes, Eduardo Simões dos Santos
Miranda, Suzana Reck
Título em português
A dimensão sonora da voz: quatro obras audiovisuais brasileiras e uma poltrona interativa
Palavras-chave em português
Arte contemporânea brasileira
Audiovisual
Som
Vocalidade
Voz
Resumo em português
Este trabalho investiga experimentações sonoras em obras audiovisuais no contexto da arte contemporânea brasileira. Nos interessa estudar como a liberdade dos artistas, ao explorar a escuta, a voz e a sonoridade, se faz matéria expressiva. Tratamos de obras da produção da arte contemporânea brasileira nas quais existe uma experimentação com a escuta e a voz, quando a voz é tratada como vocalidade (por suas qualidades sonoras e não semânticas), e não como oralidade (uso da voz com produção de significado) ou como sujeito de enunciação. Procuramos entender o que provoca a escuta da sonoridade dessas vozes e como isso pode nos dar a perceber mecanismos de funcionamento do som nas mídias e se podemos observar, através disso, algum aspecto do contexto social e cultural em que vivemos. Selecionamos quatro obras como estudo de caso: os vídeos Telefone-sem-fio (1976), de Anna Bella Geiger, Leticia Parente, Fernando Cocchiarale, Ivens Machado, Miriam Danowski, Paulo Herkenhoff e Sonia Andrade, Vt Preparado AC/ JC (1986), de Pedro Vieira e Walter Silveira, Parabolic People (1991), de Sandra Kogut, e o vídeo captado em película, Sin Peso (2007), de Cao Guimarães e O Grivo. Também criamos um experimento artístico: uma poltrona sonora interativa, que ficou exposta durante alguns meses na cidade de São Paulo, a partir da qual provocamos os visitantes a experimentarem, eles próprios, a poética da vocalidade e sobre a qual também realizamos uma reflexão.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Audio-visual
Brazilian contemporary art
Sound
Vocality
Voice
Resumo em inglês
This work investigates sound experiments in audiovisual works in the context of contemporary Brazilian art. We are interested in studying how artists' freedom, by exploring listening, voice and sound, becomes expressive matter. We are dealing with works of Brazilian contemporary art production in which there is an experimentation with listening and the voice, when the voice is treated as vocality (for its sonic and non semantic qualities), and not as orality (use of voice with meaning production) or as a subject of enunciation. We seek to understand what causes listening to the sound of these voices and how this can give us to understand mechanisms of sound functioning in the media and if we can observe, through this, some aspect of the social and cultural context in which we live. We selected four works as a case study: Telephone (1976), by Anna Bella Geiger, Leticia Parente, Fernando Cocchiarale, Ivens Machado, Miriam Danowski, Paulo Herkenhoff and Sonia Andrade; Prepared Vt AC / JC (1986) , by Pedro Vieira and Walter Silveira; Parabolic People (1991), by Sandra Kogut, and the video captured on film, Sin Peso (2007), by Cao Guimarães and O Grivo. We also created an artistic experiment: an interactive sound chair, which was exposed for a few months in the city of São Paulo, from which we provoke visitors to experiment themselves with the vocality poetics and to which we also produce a theoretical thinking.
 
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Data de Publicação
2021-03-01
 
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