• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-29112022-113750
Documento
Autor
Nome completo
Karen Cristina Celotto Montija
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima (Presidente)
Biella, Andrea Alexandra do Amaral Silva e
Soares, Margarete Barbosa Nicolosi
Título em português
Picasso Pinta Feio: Proposta de acessibilidade à experiência estética com a arte por meio da mediação com pessoas cegas e com baixa visão em espaços culturais. 2022
Palavras-chave em português
Acessibilidade
Arte Educação
Cegueira
Experiência
Mediação
Resumo em português
Quando se trata de acessibilidade cultural para pessoas com deficiência em exposições de artes visuais, encontramos alguns caminhos que se repetem na maioria das instituições. Normalmente, são medidas que favorecem os acessos físico e comunicacional a informações. Outras dimensões, que envolvem a fruição mais profunda/íntima da arte, muitas vezes são desconsideradas. Diante desse cenário, esta dissertação investe na compreensão do que é ter uma experiência estética com a arte e sua relevância quando falamos em acessibilidade cultural com pessoa cegas e com baixa visão. A pesquisa entende que a busca por novas estratégias de acesso já acontece, e a mediação e os setores educativos, apesar de encontrarem barreiras, apresentam-se como caminhos possíveis para uma efetiva integração das diferenças nos espaços de arte.
Título em inglês
Picasso Pinta Feio: Proposal for accessibility to the aesthetic experience with art through mediation with blind and low vision people in cultural spaces.
Palavras-chave em inglês
Accessibility
Art Education
Blindness
Experience
Mediation
Resumo em inglês
When it comes to cultural accessibility for people with disabilities in visual arts exhibitions, we find the same paths taken by most institutions. Usually, these are measures that favor physical and communicational access to information. Other dimensions, which involve a deeper/more intimate enjoyment of art, are often disregarded. Given this scenario, this dissertation invests in the understanding of what it is like to have an aesthetic experience with art and its relevance when it comes to cultural accessibility with blind and low vision people. The research understands that the search for new access strategies is already taking place, and mediation and educational sectors, despite encountering barriers, present themselves as possible paths to an effective integration of the different in art spaces.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-11-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.