• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-29112022-113750
Documento
Autor
Nombre completo
Karen Cristina Celotto Montija
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima (Presidente)
Biella, Andrea Alexandra do Amaral Silva e
Soares, Margarete Barbosa Nicolosi
Título en portugués
Picasso Pinta Feio: Proposta de acessibilidade à experiência estética com a arte por meio da mediação com pessoas cegas e com baixa visão em espaços culturais. 2022
Palabras clave en portugués
Acessibilidade
Arte Educação
Cegueira
Experiência
Mediação
Resumen en portugués
Quando se trata de acessibilidade cultural para pessoas com deficiência em exposições de artes visuais, encontramos alguns caminhos que se repetem na maioria das instituições. Normalmente, são medidas que favorecem os acessos físico e comunicacional a informações. Outras dimensões, que envolvem a fruição mais profunda/íntima da arte, muitas vezes são desconsideradas. Diante desse cenário, esta dissertação investe na compreensão do que é ter uma experiência estética com a arte e sua relevância quando falamos em acessibilidade cultural com pessoa cegas e com baixa visão. A pesquisa entende que a busca por novas estratégias de acesso já acontece, e a mediação e os setores educativos, apesar de encontrarem barreiras, apresentam-se como caminhos possíveis para uma efetiva integração das diferenças nos espaços de arte.
Título en inglés
Picasso Pinta Feio: Proposal for accessibility to the aesthetic experience with art through mediation with blind and low vision people in cultural spaces.
Palabras clave en inglés
Accessibility
Art Education
Blindness
Experience
Mediation
Resumen en inglés
When it comes to cultural accessibility for people with disabilities in visual arts exhibitions, we find the same paths taken by most institutions. Usually, these are measures that favor physical and communicational access to information. Other dimensions, which involve a deeper/more intimate enjoyment of art, are often disregarded. Given this scenario, this dissertation invests in the understanding of what it is like to have an aesthetic experience with art and its relevance when it comes to cultural accessibility with blind and low vision people. The research understands that the search for new access strategies is already taking place, and mediation and educational sectors, despite encountering barriers, present themselves as possible paths to an effective integration of the different in art spaces.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-11-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.