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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-27062023-140938
Documento
Autor
Nome completo
Andrea Bertoletti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Mattar, Sumaya (Presidente)
Bruno, Alberto Roiphe
Iavelberg, Rosa
Nakashato, Guilherme
Simão, Selma Machado
Título em português
Experiências poético-pedagógicas digitais na formação docente em artes visuais
Palavras-chave em português
Arte/educação
Cultura digital
Formação de professores(as)
Resumo em português
Esta pesquisa discute as relações entre os processos de ensino-aprendizagem da arte mediados pelas tecnologias digitais, mais especificamente o computador, o celular e a internet, e a formação inicial de professores(as) de arte com ênfase no desenvolvimento criativo, artístico e educacional. Mantém como foco a instauração de itinerários formativos em arte por meio da linguagem digital, buscando apreender suas especificidades e seu potencial na constituição do ser professor(a). Por meio da investigação-ação e com base na proposição de desenvolvimento de projetos poético-pedagógicos na formação docente, desenvolvida por Sumaya Mattar (MORAES, 2002), foram propostas experiências digitais com estudantes de Artes Visuais, com o intuito de suscitar reflexões sobre o âmbito educacional na convergência da arte com a tecnologia. Assim, apontam-se perspectivas à formação docente pautadas na cultura digital em consonância com a denominada epistemologia da prática. Neste caminho, assume-se a concepção reflexiva na formação docente baseada na reflexão-na-ação (SCHÖN, 2000), na prática reflexiva (ZEICHNER, 1993), na construção do saber da experiência (BONDÍA, 2002) e na arte como experiência (DEWEY, 2010). A aprendizagem pelo fazer foi o eixo central desse processo, buscando promover a construção de conhecimentos sobre arte/educação em consonância com a cultura digital e os processos de criação artística e pedagógica imbricados à realidade escolar e às discussões acerca do ensino das artes visuais na contemporaneidade. O percurso formativo contou com a participação de 23 estudantes do curso de Licenciatura em Artes Visuais de duas instituições públicas: uma estadual e, a outra, federal, em 2019 e 2021, respectivamente. O primeiro, de forma presencial, desenvolveu-se com 15 discentes na Universidade Estadual do Paraná (Campus Curitiba II Faculdade de Artes do Paraná), na disciplina de Estágio Supervisionado. O segundo, por sua vez, ocorreu com 8 alunos(as) no Instituto Federal do Paraná (Campus Palmas), no componente curricular Editoração. Esta última etapa aconteceu de forma remota devido à incidência pandêmica mundial de Covid-19. Neste ínterim, propôs-se conectar, por meio de experiências digitais, o ensino e a aprendizagem da arte com o cotidiano dos(as) estudantes e o próprio significado da prática docente. A construção coletiva de lugares de encontro e partilha, presencialmente ou de forma virtual, bem como as criações digitais, tiveram como desígnio corroborar para o desenvolvimento de identidades dos(as) futuros(as) professores(as) enquanto autores(as) de suas práticas artístico-pedagógicas, amalgamadas aos desafios desencadeados pela sociedade contemporânea.
Título em inglês
Digital poetic-pedagogical experiences in teacher training in Visual Arts
Palavras-chave em inglês
Art-education
Digital culture
Teacher education
Resumo em inglês
This research discusses the relations between the processes of art teaching-learning mediated by digital technology - mainly computers, cellphones and the internet - and initial teacher education emphasizing their creative, artistic and educational development. It focuses on establishing art-oriented formative itineraries through digital language, seeking to seize their specificities and their potential on the constitution of being a teacher. Through investigation-action based on the poetical-pedagogical project development proposition for teacher education, developed by Sumaya Mattar (MORAES, 2002), digital experiences were proposed, with Visual Arts students, aiming to stimulate thoughts on the field of education where art and technology meet. Thus, perspectives on teacher education are set according to what is known as the epistemology of practice. Down this path, the reflective conception on teacher education is taken based on reflection-in-action (SCHÖN, 2000), reflective practice (ZEICHNER, 1993), building experiential knowledge (BONDÍA, 2002) and art as experience (DEWEY, 2010). Learning by doing was the central axis of this project, seeking to promote the building of knowledge on art-education according to digital culture and the artistic and pedagogical creation procedures imbricated in the school reality and the discussions about contemporary visual arts teaching. 23 students from License in Visual Arts courses participated in this formative route; they came from public institutions: a state and a federal one, in 2019 and 2021, respectively. The first one took place face-to-face with 15 students at Universidade Estadual do Paraná (Campus Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná), for the subject of Supervised Internship. As for the second one, it took place with 8 students from Instituto Federal do Paraná (Campus Palmas), for the curricular component of Editing. That last step took place in a virtual way due to the incidence of the Covid-19 world pandemic. During that, the main concept was connecting, through digital experiences, art learning and teaching with students routines and the very meaning of a teacher's practice. The collective building of places for meeting and sharing, both face-to-face or in a virtual way, as well as digital creations, had the intent of supporting the future teachers identity development as authors of their artistic-pedagogical practices, merged with the challenges demanded by contemporary society
 
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Data de Publicação
2023-06-27
 
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