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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-22032024-121545
Documento
Autor
Nome completo
José Augusto Pereira Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Goldberg, Sonia Salzstein (Presidente)
Benetti, Liliane
Mammi, Lorenzo
Siqueira, Vera Beatriz Cordeiro
Wisnik, Guilherme Teixeira
 
Título em português
Tunga, ou uma "vanguarda viperina"
Palavras-chave em português
-
Resumo em português
A presente tese propõe uma análise em perspectiva abrangente da obra de Tunga (1952- 2016), sublinhando a variedade de linguagens que a constituem, do início ao fim da trajetória, de 1974 a 2016. A produção do artista compreende esculturas, desenhos, fotografias, performances, textos, filmes, instalações, artes cênicas e músicas, muitas vezes com duas, três ou mais manifestações imbricadas na concepção de um único trabalho. Mas, a despeito de tal multiplicidade, a obra estende noções de unidade e de continuidade entre um trabalho e os demais, por meio de uma lógica interna, de operações autorreferentes e da recorrência de determinadas formas, materiais e procedimentos, de determinadas imagens e palavras, que compõem um programa poético bastante específico. A tese concentra-se em examinar as condições de surgimento do trabalho e de sua circulação pública no Brasil, desde a metade da década de 1970, e no cenário internacional, a partir de 1989. Destaca, também, a importância dos componentes literários (as ficções, os títulos de obra, as declarações públicas do artista, suas referências de poesia, literatura, filosofia, antropologia, paleontologia, mas também de medicina, psicanálise, biologia, matemática, física e química) na estruturação do trabalho e em sua singularização no panorama geral da arte contemporânea.
 
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
-
Resumo em inglês
The following thesis proposes a comprehensive analysis of Tungas work of art (1952-2016), highlighting the variety of languages that constitute it, from the beginning to the end of the trajectory. The artists production comprimses sculptures, drawings, photographs, performances, texts, films, installations and music. But, despite such multiplicity, his work extends notions of unity and continuity among the pieces, through an internal logic, selfreferential operations and the recurrence of certain forms, materials, procedures, imagens and words which, moreover, structures a very specific poetic program. The thesis focuses on examining the conditions for the emergence of work and its public circulation in Brazil, since the mid-1970s, and on the international scente, starting in 1989. It also highlights the importance of literary componentes (the fictions, the titles of the Works, the artists public statemens and his references to poetry, literature, philosophy, antropology, paleontology, but also medicine, psychoanalysis, biology, mathematics, physics and chemistry) in the structuring of the work and in its singularization in the overview of contemporary art.
 
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Data de Publicação
2024-03-22
 
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