• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-17022021-124918
Documento
Autor
Nombre completo
Vanessa Santos Maciel
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Rosenthal, Dália (Presidente)
Silva, Radamés Alves Rocha da
Fernandes, Sonia Regina
Título en portugués
Iniciação à docência em arte: contando uma experiência transdisciplinar
Palabras clave en portugués
arte-educação
ensino e aprendizagem da arte
experiência
iniciação à docência
Resumen en portugués
Esta pesquisa tem como objeto uma experiência de iniciação à docência que aconteceu em 2013 no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, se desdobrou em uma experiência implantação de ateliê de linguagens artísticas no contraturno de uma escola municipal de Ensino Fundamental, nos dois anos seguintes, com vínculo ao Projeto Ateliê Nossa Casa, curso de Extensão Universitária que reflete o ensino de arte não-escolar ou não-formal e viabiliza o cumprimento do estágio supervisionado obrigatório aos estudantes. Trata especificamente da prática de ensino de arte para crianças de seis a doze anos, no horizonte da transdisciplinaridade e na perspectiva do iniciado. Dá ênfase especial aos saberes decorrentes da experiência da artístico-pedagógica e seu sentido para a autoconstituição do sujeito arte/educador com auxílio do paradigma da complexidade e de processos reflexivos, tendo em vista o conceito de experiência conforme John Dewey. Assim, pretende oferecer contribuições para debate da formação inicial dos profissionais do ensino da arte na educação formal e não-formal, dentro e fora do ambiente escolar.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
-
Resumen en inglés
This research investigates a teaching initiation experience within the course of Visual Arts Teaching at the School of Communication and Arts (ECA) at the University of São Paulo (USP) which took place in 2013. In the following two years, the experience developed into the implementation of an arts program offered to children after the regular period of classes and related to the Ateliê Nossa Casa project, a university extension program which reflects non-formal /non-school Art Teaching and which enables the supervised internships for students- a mandatory requirement for the undergraduation program. More specifically, it deals with the Art Teaching Practice for children from 6 to 12 years old and considers both a crosscurricular and the student-teacher perspectives. It gives special emphasis on the knowledge resulting from the artistic-pedagogical experience and their meanings for the self-constitution of the art teacher/educator, with the aid of the complexity paradigm and reflective processes, considering the concept of experience according to John Dewey. Thus, it intends to offer contributions to the debate on the pre-service education of the art education professionals in formal and non-formal education, inside and outside the school environment.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
ANEXOcaderno1.pdf (7.41 Mbytes)
ANEXOcaderno2.pdf (6.35 Mbytes)
ANEXOcaderno3.pdf (1.41 Mbytes)
ANEXOcaderno4.pdf (5.46 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-02-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.