• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-15122023-113035
Documento
Autor
Nombre completo
Roberta Machado Pedrosa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Goldberg, Sonia Salzstein (Presidente)
Fabbrini, Ricardo Nascimento
Silva, Martha Telles Machado da
Título en portugués
Influxos da pop no Brasil da década de 1960: Antonio Dias e Mira Schendel
Palabras clave en portugués
1960
Antonio Dias
Arte brasileira
Arte contemporânea
Mira Schendel
Pop art
Resumen en portugués
Esta dissertação investiga o ambiente cultural brasileiro na década de 1960 e as possíveis ressonâncias deste ambiente com o termo pop art. Estuda-se como o termo foi cunhado no final da década 1950, sua associação a um grupo de artistas nova-iorquinos e também sua aplicação no ambiente brasileiro. Analisa-se a circulação dos artistas pop estrangeiros na IX Bienal de São Paulo em 1967, entre outras exposições e manifestações culturais do período, buscando traçar um mapa da atmosfera cultural em São Paulo e no Rio de Janeiro. As obras de Antonio Dias da década de 1960, encarnam uma situação de fronteira entre signos da cultura popular e da crescente indústria cultural no Brasil, entre a realidade política violenta da ditadura Militar e o ambiente culturalmente rico das instituições de arte no Rio de Janeiro. A obra de Mira Schendel na década de 1960, se abre para a experimentações e descobertas de materiais em seu entorno, incorporando em suas colagens elementos recortados de jornais e revistas de época.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
1960
Antonio Dias
Brazilian art
Contemporary art
Mira Schendel
Pop art
Resumen en inglés
This dissertation investigates the Brazilian cultural environment of the 1960s and the potential resonances between that setting and the term Pop Art. It studies how the term was coined at the end of the 1950s, its association with a group of artists from New York City, and its relevance in Brazilian culture. It analyzes the movement of foreign pop artists at the IX Biennial of São Paulo in 1967, along other exhibitions of the period, tracing a map of the cultural atmosphere in São Paulo and Rio de Janeiro. The works of Antonio Dias from the 1960s embody the border between the symbols of popular culture and the growing cultural industry in Brazil, between the violent political reality of the military dictatorship and the rich cultural environment of Rio de Janeiros arts institutions. Alternatively, Mira Schendels work from the same period opened itself to experimental discoveries from surrounding materials, incorporating cut outs from contemporary journals and magazines in collages.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-12-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.