• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2019.tde-15082019-105351
Documento
Autor
Nome completo
Radamés Alves Rocha da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima (Presidente)
Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos
Pieruccini, Ivete
Proença, Maria Alice de Rezende
Sekkel, Marie Claire
Título em português
Existência e resistência da Creche/Pré-Escola Oeste da USP sob o olhar da Arte/Educação
Palavras-chave em português
arte/educação dialógica
cultura de pares
educação infantil
pedagogia participativa
protagonismo cultural
Resumo em português
A presente tese de doutorado tem como objetivo investigar as dimensões de uma Arte/Educação Humanista, dentro do universo da Creche/Pré-Escola Oeste da Universidade de São Paulo, trazendo como problemática o que em vista da diversidade e visibilidade na Creche/Pré-Escola Oeste que pode conferir-lhe o status de um patrimônio cultural e imaterial da USP e referência de Educação Infantil. Partindo da hipótese que o processo educativo, e os desdobramentos a partir dos projetos de trabalho, como ambientes de aprendizagem pela Arte, contribuíram para a formação das crianças, famílias e educadores, com um perfil de protagonistas culturais dentro de um processo de reprodução interpretativa e criativa, por meio da Cultura de Pares. A tese relata algumas propostas pedagógicas educativas em comunhão com a Arte, tomando também a investidura política em luta pela reabertura de seu espaço, após o fechamento arbitrário pela reitoria da USP em janeiro de 2017. Optou-se pela metodologia de pesquisa qualitativa a partir de um estudo de caso de caráter exploratório e analítico, mediante o contexto em que a Creche Oeste, como objeto de pesquisa, se encontra imerso. Foi escolhido o sistema Imagem Watching de Robert Ott para a condução da narrativa do pensamento, para externar o conhecimento organizado sobre a Creche Oeste, analogamente ao processo de apreciação de uma obra de arte, apontando pressupostos e sugestões para um arcabouço teórico de referenciais da Criança e da Infância.
Título em inglês
Existence and resistance of the Creche Oeste USP Nursery under a Art/Education perspective
Palavras-chave em inglês
art / dialogic education
child education
cultural protagonism
participatory pedagogy
peer culture
Resumo em inglês
The present thesis aims to investigate the dimensions of an Art / Education Humanist, within the Nursery/Pre-School Creche Oeste of the Universidade de São Paulo, bringing as problematic considering the diversity and visibility in the Nursery/Pre-School Creche Oeste, that confers the status of a cultural and immaterial heritage of USP and reference of Early Childhood Education. Given the hypothesis that the educational process, and the unfolding of work projects, as learning environment by the Art, contributed to the children, families and educators formation, with a profile of cultural protagonists within a process of interpretive reproduction and creative, through the culture of peers. The thesis reports some educational pedagogical proposals along with the Art, also taking into account the political investiture in a fight for the reopening of its space, after the arbitrary closure by the rectory of the USP in January of 2017. The methodology of qualitative research was chosen from a study-case of exploratory and analytical characteristics, in which the Creche Oeste, was chosen as the research object. The Robert Ott's Image Watching system was chosen to conduct a narrative construction, to extern the organized knowledge about the Creche Oeste, similarly to the appreciation process of artwork, pointing out assumptions and suggestions for a theoretical framework references of Children and Childhood.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-08-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.