• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-14072022-095239
Document
Auteur
Nom complet
Adriana Maria Motta de Siqueira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Mattar, Sumaya (Président)
Miranda, Hercilia Tavares de
Simão, Selma Machado
Titre en portugais
Costurando a distância: a artesania na construção e partilha de universos
Mots-clés en portugais
Artesania
Artífice
Encadernação artesanal
Ensino de Arte
Formação Docente
Resumé en portugais
O presente trabalho pretende tecer reflexões teóricas, poéticas, teóricopoéticas acerca dos fazeres artesanais e sua importância fundamental na estruturação do indivíduo e da sociedade como um todo, bem como suas potências especificamente no âmbito da arte-educação. Entendemos esses fazeres pensantes como forma de resistência diante do sistema político-econômico vigente, que pretende acelerar tempos, uniformizar desejos, pensares, sentires, e anestesiar mentes críticas, questionadoras e criativas. O contexto da pandemia da Covid-19 que vivenciamos escancara a urgência pela mudança de paradigmas nas relações sociais, políticas, econômicas. Esta pesquisa parte desse lugar, e nele se constitui, tecendo reflexões acerca de aspectos anteriores ao do contexto pandêmico, e imagina possibilidades para o momento que o seguirá. Os quatro capítulos que constituem esta dissertação percorrem trajetórias teóricas pela conceituação e história da artesania e da maneira como foi forjada nas oficinas dos mestres artesãos medievais; pela contextualização do atual cenário sócio-político-cultural-educacional, e os impactos da pandemia sobre ele; pela apresentação de artistas e história de algumas práticas artísticas, tais como encadernação artesanal, gravura, livro de artista e arte correio e adentram práticas de educação e arte apresento minha vivência prévia com esses fazeres, motivadores desta pesquisa, a experiência dos encontros remotos com o grupo artesanias, formado por nove artistas-professores-pesquisadores, residentes em diferentes cidades do Brasil, e algumas ressonâncias desses encontros em práticas educativas que propus e vivenciei. O fazer artesanal reintegra a fragmentada natureza humana do sujeito e, estendida essa experiência para o contexto social, pode ser inspiração para o conserto social, como aponta Richard Sennett (2013). O objetivo dessa pesquisa é, portanto, viajar por essas paisagens práticas, teóricas e poéticas e, a partir delas, apontar novos possíveis desenhos de mapas. Além do volume com o texto da pesquisa Livro I , esta dissertação será composta por mais dois: um, apresentando um diário gráfico da pesquisa, constituído por estampas e reproduções de desenhos e de bordados realizados por mim Livro II ; outro, com reproduções de trabalhos realizados pelos participantes do grupo artesanias, durante e após nossos encontros Livro III.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
-
Resumé en anglais
-
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-07-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.