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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2011.tde-14032013-100256
Documento
Autor
Nome completo
Carolina Coêlho Soares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Chiarelli, Domingos Tadeu (Presidente)
Goldberg, Sonia Salzstein
Mammi, Lorenzo
Costa, Helouise Lima
Santos, Laymert Garcia dos
Título em português
Uma bricolagem virtual infinita: a representação do indígena no trabalho de Claudia Andujar (1960/70)
Palavras-chave em português
Fotografia (temas)
Fotografia - século 20 - Décadas 60 e 70 - Brasil
Fotógrafos - século 20 - Brasil
Índios - Brasil
Yanomami
Resumo em português
A tese Uma bricolagem virtual infinita: A representação do indígena no trabalho de Claudia Andujar tem como objetivo revisitar a produção de Claudia Andujar que ganha notoriedade por sua atuação junto aos Yanomami a partir dos anos de 1960/70. A pesquisa busca aprofundar a discussão crítica sobre muitos dos aspectos envolvidos naquelas imagens, evitando a estratégia de uma atribuição de valor externa à própria obra. O tema indígena no qual Andujar se detém traz cargas simbólicas históricas que poderiam conduzir a compreensão das fotografias como documentais stricto senso. A observação das imagens leva, no entanto, a uma concepção muito mais ampliada, constituída por uma complexa teia de relações presentes tanto na construção estética/ formal das fotografias como na maneira como se relacionam com o contexto em que são realizadas.
Resumo em inglês
The purpose of the thesis Uma bricolagem virtual infinita: A representação do indígena no trabalho de Claudia Andujar is to revisit the works of Claudia Andujar who obtains notoriety for her work with the Yanomami in the 1960's and 1970's. The research deepens the critical discussion about many aspects involved in those images, avoiding a strategy which assigns external value to the work itself. The indigenous issue to which Andujar pays attention brings symbolic and historical meaning that might lead to the comprehension of the photographs as documentary in the stricto sense. The observation of the images, however, leads to a much broader concept, consisting of a complex net of relationships present in the aesthetic/formal construction of photographs, as well as in the way in which photographs are related with the context in which they are taken.
 
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CarolinaSoares.pdf (4.18 Mbytes)
Data de Publicação
2013-03-14
 
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