• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-12012023-143637
Documento
Autor
Nombre completo
Paula Mermelstein Costa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Goldberg, Sonia Salzstein (Presidente)
Venancio Filho, Paulo
Wisnik, Guilherme Teixeira
Título en portugués
Narrativa e literalidade na pintura de Kerry James Marshall, Luc Tuymans e Mamma Andersson
Palabras clave en portugués
Kerry James Marshall
Literalidade
Luc Tuymans
Mamma Andersson
Narrativa
Pintura contemporânea
Resumen en portugués
Esta dissertação investiga as imbricações entre narrativa e literalidade na pintura do estadunidense Kerry James Marshall, do belga Luc Tuymans e da sueca Mamma Andersson, concentrando-se em suas obras do final da década de 1980 até meados da década de 2010. Estuda-se o modo como estas pinturas simultaneamente convidam o espectador ao interior de suas narrativas e o confrontam com a dimensão literal de sua presença material. Como grande parte da produção pictórica das últimas décadas, a obra dos três artistas parte de imagens de diferentes mídias visuais e textuais, cujos sentidos são re-elaborados numa pintura que, de modo aut0-reflexivo, comenta sua própria tradição, aludindo a0 seu papel enquanto instituição, à sua declarada obsolescência e às suas capacidades plásticas. A pintura de Kerry James Marshall elabora este comentário conscientemente, em telas onde não apenas o tema mas a escolha de materiais, as cores e os tipos de pincelada referem-se a procedimentos específicos, e com frequência contraditórios, da história da arte. Priorizando em sua obra a figuração de pessoas negras, as insere neste contexto complexo da pintura ocidental, do Renascimento ao modernismo, que simultaneamente excluiu e se fundou sobre a sua repressão. A obra de Luc Tuymans compreende a pintura enquanto prática anacrônica, e busca demonstrar sua obsolescência na própria aparências de suas telas esmaecidas. Seu trabalho sempre parte de imagens prévias, cujo sentido histórico é diluído e fragmentado, mas continua latente nas obras finais. Na pintura de Mamma Andersson, percebe-se uma preocupação maior com o próprio material plástico e suas possibilidades, tanto aquela de criar espaços e sugerir narrativas quanto aquela de evidenciar-se enquanto tinta e pincelada. A obra da pintora com frequência brinca com as combinações entre estes dois modos, partindo sempre de fotografias que são projetadas e tracejadas na tela.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Contemporary painting
Kerry James Marshall
Literality
Luc Tuymans
Mamma Andersson
Narrative
Resumen en inglés
This dissertation investigates the imbrications between narrative and literality on the painting of Kerry James Marshall (American), Luc Tuymans (Belgian), and Mamma Andersson (Swede), focusing on their works from the lat 1980s until the mid 2010s. It observes the way these paintings simultaneously invite the spectator to the interior of their narratives and confront him with the literal dimension of their material presence. Like many other pictorial productions of the last decades, the work of the three artists comes from images of different visual and textual medias, the content of which is re-elaborated on a kind of painting that, in a self-reflexive manner, comments its own tradition, alluding to its role as an institution, its declared obsolescence, and its plastic capacities. Marshalls painting elaborates on this comment consciously, in works where not only the theme but the choice of material, the colors, and the types of brushwork refer to specific, and frequently contradictory, procedures, of art history. Prioritizing the figuration of black people in his oeuvre, he inserts them onto this complex context of ocidental painting, from Renaissance to modernism, which has simultaneously excluded and founded itself upon their repression. The work of Tuymans comprehends painting as an anachronistic practice, and seeks to demonstrate its obsolescence in the very appearance of his dimmed pictures. His work always comes from previous images, from which the historical sense is diluted and fragmented but remains latent on the final oeuvres. On Anderssons paintings, there is a noticeable concern with the plastic material itself, and its possibilites; the one of creating spaces and suggesting narratives as much as the one in which it emphasizes itself as paint and brushwork. Her oeuvre frequently plays with combinations between these two realms, always starting with photographs which are projected onto the canvas and traced.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-01-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.