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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-11072023-151911
Documento
Autor
Nombre completo
Maria de Paula Pinheiro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Machado, Regina Stela Barcelos (Presidente)
Ikeda, Alberto Tsuyoshi
Nogueira, Nilcemar
Silva, Vanda Machado da
Theodoro, Helena
Título en portugués
Na Roda das Donas do Samba: Um estudo sobre histórias, memórias e saberes das Tias do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela
Palabras clave en portugués
Culturas e sociabilidades afro-brasileiras
Escolas de samba
Matriarcas do samba
Mulheres negras
Tias da Portela
Resumen en portugués
A tese investiga a participação e o protagonismo de mulheres negras reconhecidas como Tias nos processos de formação, organização, promoção e difusão da cultura das escolas de samba no Rio de Janeiro. As Tias são as mulheres mais velhas e experientes das comunidades de samba que se reconhecem e são reconhecidas por serem detentoras de um amplo complexo de saberes que remonta à herança civilizatória negro-africana recriada no Brasil. O estudo se debruça sobre as histórias, as memórias e os saberes das Tias que fizeram/fazem parte do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, oriundo do bairro de Oswaldo Cruz, no subúrbio da zona norte do Rio de Janeiro. A Portela é uma das escolas de samba mais tradicionais do Brasil, alcançando o seu centenário no ano de 2023, além de ser a atual detentora do maior número de títulos em concursos oficiais do carnaval carioca. As protagonistas da pesquisa são mulheres que fizeram parte de diferentes gerações e são reconhecidas pelos próprios componentes da agremiação como representativas de sua história, atuando em distintas atividades na escola de samba, com especial destaque para os segmentos de baianas e pastoras. A pesquisa abrange as histórias e memórias de: Dona Neném (Yolanda de Almeida Andrade), Tia Surica (Iranette Ferreira Barcellos) e Jane Carla (Jane Carla de Andrade de Araújo). Também contempla as narrativas de protagonistas que contribuíram para a formação e a consolidação de segmentos tradicionais da agremiação portelense, como: Tia Vicentina (Vicentina do Nascimento), Tia Dodô (Maria das Dores Alves Rodrigues), Tia Eunice (Eunice Fernandes da Silva), Dona Dagmar (Dagmar Nascimento), Tia Doca (Jilçária Cruz Costa) e Dona Therezinha (Therezinha de Jesus Moraes). O estudo se baseia na revisão bibliográfica da literatura existente sobre carnaval, samba, escolas de samba e Portela, além de trabalhos de autores/as que fundamentam e conceituam o patrimônio civilizatório negro-africano no Brasil a partir de múltiplos enfoques, com especial interesse pelos trabalhos de Helena Theodoro, Muniz Sodré, Nei Lopes, Marco Aurélio Luz, Vanda Machado e Leda Maria Martins, além de intelectuais que representam o feminismo negro brasileiro, como Sueli Carneiro e Jurema Werneck. A pesquisa documental se constitui na principal base metodológica do estudo, abrangendo a investigação e a análise de: periódicos cariocas (jornais e revistas) da década de 1970 até os dias atuais; acervos de fontes orais que fazem parte de programas de salvaguarda da história e da memória do samba na cidade do Rio de Janeiro; e o levantamento de registros fotográficos históricos das Tias da Portela. Além da pesquisa documental, também foram realizadas entrevistas com as protagonistas do estudo. A pesquisa revela que as Tias foram fundamentais para a formação, preservação, promoção e popularização do samba no Rio de Janeiro, assim como para construir espaços próprios de continuidade e expansão do patrimônio negro na sociedade em geral, atuando em diferentes domínios do saber/poder que integram o universo das escolas de samba.
Título en inglés
In the circle of women owners of samba: a study on histories, recollections and knowledges of the Aunts of the Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela.
Palabras clave en inglés
Afro-Brazilian cultures and sociabilities
Aunties of Portela
Black Women
Samba Matriarchy
Samba Schools
Resumen en inglés
The thesis investigates the participation and protagonism of black women acknowledged as Aunts in the process of formation, organization, promotion and diffusion of the culture of samba schools from Rio de Janeiro. The Aunts (Tias) are the older and most experienced members of samba communities. They recognize themselves and are recognized as being holders of a vast amount of knowledge, which comes from the Black-African heritage recreated in Brazil. This study focuses on the histories, memories and understandings of the Aunts who were/are part of the Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, from the neighborhood of Oswaldo Cruz, in the suburb of northern Rio de Janeiro. Portela is one of the most traditional samba schools of Brazil, reaching its centenary in the year 2023. Moreover, it detains the highest number of titles in official competitions of Rio de Janeiro´s carnival up to the actual moment. The leading-ladies of this research are women that belonged to different generations of Portela Samba School, and are recognized by its members as representatives of its history. They have taken part in different activities at the samba schools, with special emphasis on the segments of baianas and pastoras. This research includes histories and memories of: Dona Neném (Yolanda de Almeida Andrade), Tia Surica (Iranette Ferreira Barcellos) and Jane Carla (Jane Carla de Andrade de Araújo). It also includes the narratives of protagonists who have contributed to the formation and consolidation of traditional segments of Portela Samba School, such as: Tia Vicentina (Vicentina do Nascimento), Tia Dodô (Maria das Dores Alves Rodrigues), Tia Eunice (Eunice Fernandes da Silva), Dona Dagmar (Dagmar Nascimento), Tia Doca (Jilçária Cruz Costa) and Dona Therezinha (Therezinha de Jesus Moraes). The study is based upon the bibliographic revision of the existing literature concerning the carnival, samba, samba schools and Portela, besides upon authors and authoress who substantiate and conceptualize the Black-African civilization heritage in Brazil from multiple approaches, with special interest in the researches of Helena Theodoro, Muniz Sodré, Nei Lopes, Marco Aurélio Luz, Vanda Machado and Leda Maria Martins, as well as intellectuals who represent the Brazilian black feminism, such as Sueli Carneiro and Jurema Werneck. The documentary research constitutes the main methodological basis of the study, covering the investigation and analysis of: periodicals from Rio de Janeiro (newspapers and magazines) from 1970 up to present days; collections of oral source that are part of programs of safeguard of the history and memory of samba in the city of Rio de Janeiro; and the survey of historical photographic registers [records] of the Aunties of Portela. The research also includes interviews with the protagonists of this study. The thesis reveals that the Aunties were of fundamental importance for the formation, preservation, promotion and popularization of samba in Rio de Janeiro, as well as for building spaces of continuity and expansion of the Black heritage in the society as a whole, acting in different fields of knowledge/power that make up the universe of samba schools.
 
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Fecha de Publicación
2023-07-11
 
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