• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-10032021-223225
Documento
Autor
Nombre completo
Vinicius Souza de Azevedo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Mattar, Sumaya (Presidente)
Lima, Márcio Santos
Nakashato, Guilherme
Santiago, Debora Maria
Vasconcellos, Sonia Tramujas
Título en portugués
Roda de bordar: atenção distendida em espirais na formação de professores de arte
Palabras clave en portugués
Bordado
Ensino de arte
Espiral
Formação docente
Resumen en portugués
Esta pesquisa tem como foco a instauração de percursos formativos em arte por meio do bordado como linguagem e campo de explorações, buscando entender as características dessa linguagem e seu potencial na formação de professores de arte. A proposta foi construída a partir do estudo dos elementos do bordado e da rememoração das trajetórias formativas do próprio pesquisador, além da observação de contextos de produção, em que o bordado surge como militância e criação coletiva e individual de significados. A organização e estruturação da pesquisa utilizam a espiral como forma e dinâmica, revitalizando em seu cerne os fundamentos de uma forma de pensar cíclica, integrada e integradora. A partir da espiral, a tese retoma cada um desses elementos (trajetórias formativas e contextos de produção), traçando reflexões, aprofundando essas experiências e cotejando-as com conceitos, proposições e ideias, tendo como referencial: a arte de bordar como uma prática de tempo alongado e atenção distendida; a arte popular como estratégia decolonial e atualização constante de tradições; a formação de professores em arte, como o desenvolvimento de uma postura crítica e autoral, a partir da construção de uma práxis docente. O percurso formativo contou com a participação de 16 professoras de diferentes níveis de aprendizagem e teve como objetivo construir pontes, através dos bordados realizados nos encontros, entre o ensino aprendizagem da arte, o cotidiano dessas professoras, seus desafios e o próprio significado da prática docente em arte, estabelecendo um lugar de encontro e partilha de saberes, criando espaços e momentos que contribuíssem para o desenvolvimento de identidades das professoras como autoras de suas práticas artístico-pedagógicas.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
art teaching
Embroidery
spiral
teaching training
Resumen en inglés
This research focuses on the instauration of formative paths in arts using embroidery as a language and a field of exploration. It seeks the understanding of the characteristics of this language and its potential to form art teachers. The proposal was built from the study of the embroidery's elements and the remembrance of the formative trajectory of the researcher himself, as well as the observation of the production's context, in which the embroidery surfaces as a form of activism, besides a collective and individual creation of meanings. The organization and the structure of the research utilize the spiral as form and dynamic, revitalizing in its core the fundaments of a cyclic way of thinking, integrated and integrative. From the spiral, the thesis brings back each one of these elements (formative trajectory and contexts of production), drawing reflections, deepen the experiences and linking it to concepts, prepositions and ideas, using as point of reference: the art of embroidery as a practice of the extended time and attention; the popular art as a decolonial practice and a constant update of traditions; the formation of art teachers as a development of a critic and authored posture, starting from the construction of a faculty praxis. The formative path counted with 16 teachers with different levels of learning and had as its objective the construction of bridges through the embroidery that were made during the reunions, between the teaching and learning of arts, the daily life of the teachers, their challenges and their own meaning of the art's faculty, which creates a point of encounter and sharing of knowledge that can contribute to the develop of the teacher's identities as authors of their own artistic-pedagogical practices.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-03-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.