• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-10032021-223225
Document
Auteur
Nom complet
Vinicius Souza de Azevedo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Mattar, Sumaya (Président)
Lima, Márcio Santos
Nakashato, Guilherme
Santiago, Debora Maria
Vasconcellos, Sonia Tramujas
Titre en portugais
Roda de bordar: atenção distendida em espirais na formação de professores de arte
Mots-clés en portugais
Bordado
Ensino de arte
Espiral
Formação docente
Resumé en portugais
Esta pesquisa tem como foco a instauração de percursos formativos em arte por meio do bordado como linguagem e campo de explorações, buscando entender as características dessa linguagem e seu potencial na formação de professores de arte. A proposta foi construída a partir do estudo dos elementos do bordado e da rememoração das trajetórias formativas do próprio pesquisador, além da observação de contextos de produção, em que o bordado surge como militância e criação coletiva e individual de significados. A organização e estruturação da pesquisa utilizam a espiral como forma e dinâmica, revitalizando em seu cerne os fundamentos de uma forma de pensar cíclica, integrada e integradora. A partir da espiral, a tese retoma cada um desses elementos (trajetórias formativas e contextos de produção), traçando reflexões, aprofundando essas experiências e cotejando-as com conceitos, proposições e ideias, tendo como referencial: a arte de bordar como uma prática de tempo alongado e atenção distendida; a arte popular como estratégia decolonial e atualização constante de tradições; a formação de professores em arte, como o desenvolvimento de uma postura crítica e autoral, a partir da construção de uma práxis docente. O percurso formativo contou com a participação de 16 professoras de diferentes níveis de aprendizagem e teve como objetivo construir pontes, através dos bordados realizados nos encontros, entre o ensino aprendizagem da arte, o cotidiano dessas professoras, seus desafios e o próprio significado da prática docente em arte, estabelecendo um lugar de encontro e partilha de saberes, criando espaços e momentos que contribuíssem para o desenvolvimento de identidades das professoras como autoras de suas práticas artístico-pedagógicas.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
art teaching
Embroidery
spiral
teaching training
Resumé en anglais
This research focuses on the instauration of formative paths in arts using embroidery as a language and a field of exploration. It seeks the understanding of the characteristics of this language and its potential to form art teachers. The proposal was built from the study of the embroidery's elements and the remembrance of the formative trajectory of the researcher himself, as well as the observation of the production's context, in which the embroidery surfaces as a form of activism, besides a collective and individual creation of meanings. The organization and the structure of the research utilize the spiral as form and dynamic, revitalizing in its core the fundaments of a cyclic way of thinking, integrated and integrative. From the spiral, the thesis brings back each one of these elements (formative trajectory and contexts of production), drawing reflections, deepen the experiences and linking it to concepts, prepositions and ideas, using as point of reference: the art of embroidery as a practice of the extended time and attention; the popular art as a decolonial practice and a constant update of traditions; the formation of art teachers as a development of a critic and authored posture, starting from the construction of a faculty praxis. The formative path counted with 16 teachers with different levels of learning and had as its objective the construction of bridges through the embroidery that were made during the reunions, between the teaching and learning of arts, the daily life of the teachers, their challenges and their own meaning of the art's faculty, which creates a point of encounter and sharing of knowledge that can contribute to the develop of the teacher's identities as authors of their own artistic-pedagogical practices.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-03-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.